Douro implementa projeto-piloto de reutilização de água na rega de vinhas

Douro implementa projeto-piloto de reutilização de água na rega de vinhas
| Norte
Porto Canal/Agências

A Região Demarcada do Douro implementou um projeto-piloto para reutilizar água na rega de vinhas que pretende “aumentar o conhecimento sobre a reutilização” daquele recurso e “fomentar o aproveitamento de nutrientes e fertilizantes”, anunciou esta segunda-feira a Águas do Norte.

Em comunicado, a concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal explica que aquele projeto-piloto integra o programa REGADOURO e é promovido pelo consórcio constituído pela ADVID - Cluster da Vinha e do Vinho, a Águas do Norte, a Poças - Sociedade Vinícola Terras de Valdigem (SVTV), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Veolia Portugal.

O projeto, lançado no dia em que se celebra pela primeira vez o Dia da Sustentabilidade, pretende fazer a irrigação de vinhas com recurso a águas residuais tratadas numa das ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, o que permitirá, igualmente, o aproveitamento dos nutrientes e fertilizantes presentes na mesma.

“Num território com 14 municípios, 44.000 hectares de vinha e 31 ETAR, muitas delas com grande proximidade às vinhas da Região Demarcada do Douro, existe um potencial enorme para a reutilização de águas residuais tratadas na irrigação das mesmas. Desse modo, enquanto entidade responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal do Norte de Portugal, o nosso compromisso é o de atingir mais de 50% da respetiva água reutilizada na rega de vinhas”, explica, no texto, o presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale, em representação do consórcio REGADOURO.

A Água do Norte salienta que “ao desenvolver um novo método de aproveitamento de águas, que de outra forma seriam desperdiçadas, e ao dar-lhes uma nova usabilidade, o projeto REGADOURO está também a dar o seu contributo para acelerar o cumprimento da Agenda 2030, aprovada em 2015 precisamente no dia 25 de setembro”.

O projeto REGADOURO foi em 2023 um dos projetos selecionados pela Fundação “la Caixa” ao abrigo do programa “Promove. O futuro do interior”, realizado em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para apoiar a fundo perdido Projetos-Piloto Inovadores que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior do país.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.