FC Porto: Ao cair do pano. Crónica do jogo

FC Porto: Ao cair do pano. Crónica do jogo
| Desporto
Porto Canal

Foi em cima do minuto 90 que o FC Porto conseguiu os três pontos frente ao Gil Vicente, na sexta jornada da Liga (2-1). A cabeçada de Eustáquio levou à ebulição do Dragão e à subida, à condição, para liderança isolada do campeonato.

O primeiro momento da noite a merecer nota de destaque no Estádio do Dragão foi a homenagem a Américo, eterno guarda-redes azul e branco que na sexta-feira partiu aos 90 anos. No minuto de silêncio, ouviram-se também aplausos de reconhecimento para o que é um Dragão de excelência e ídolo de diversas gerações.

 

Sérgio Conceição mudou duas peças em relação ao triunfo em Hamburgo, frente ao Shakhtar, e fez alinhar de início Fábio Cardoso e Wendell nos lugares de Pepe e do lesionado Zaidu. Motivados pelo triunfo europeu, os Dragões entraram com fulgor ofensivo e, aos cinco minutos, Galeno desmarcou André Franco, que não conseguiu ultrapassar Andrew. Mas o golo não tardaria.

Aos oito minutos, Wendell abriu à esquerda para Galeno, que entrou na área e cruzou atrasado para Mehdi Taremi. O iraniano, com toda a classe que o caracteriza, tocou de calcanhar para Iván Jaime, que atirou para o fundo das redes adversárias e festejou pela primeira vez de azul e branco.

O FC Porto dominava o rumo da partida e, tal como Conceição havia antevisto em conferência de imprensa, procurava “desmontar a organização defensiva” do Gil Vicente e “estar equilibrado atrás para não sofrer”. Aos 26 minutos, André Franco ainda celebrou o 2-0 por breves instantes, mas a equipa de arbitragem prontamente anulou o golo por fora de jogo de Taremi.

Galeno foi o seguinte a testar os reflexos de Andrew com um remate apontado ao primeiro poste da baliza minhota (34m), mas foram mesmo os de Barcelos a ter a sorte do jogo: a partir de uma falha na construção no primeiro momento do processo ofensivo portista, Martim Neto recuperou o esférico e lançou Depú na profundidade. O remate do avançado ainda esbarrou em Diogo Costa, que se apressou a reduzir o ângulo, mas acabou mesmo por entrar (1-1, 36m). Assim terminou a primeira parte, com um resultado desfasado do rumo da partida.

A etapa complementar arrancou como a inaugural terminou: com o FC Porto por cima e à procura de chegar a um golo que parecia tardar. Aos 53 minutos, foi lançado Fran Navarro na partida e três minutos depois visou a baliza gilista, mas Andrew mantinha-se atento. À hora de jogo, foi Franco a tentar, mas a bola desviou em Eustaquio e passou a centímetros do poste.

Sempre com a ambição de acrescentar ingredientes ao dinamismo ofensivo azul e branco, Sérgio Conceição colocou Gonçalo Borges, Francisco Conceição e Pepê em campo e foi entre os três criada mais uma oportunidade de chegar a nova vantagem, aos 75 minutos. Já depois de Diogo Costa ter parado um remate de Félix Correia, o 70 cruzou à esquerda, o 10 recolheu ao segundo poste e atrasou para o brasileiro, que tentou fuzilar Andrew, mas o guardião conseguiu desviar para canto.

Quando a tensão começava a subir no Estádio do Dragão, veio ao de cima a crença inabalável da equipa azul e branca. Pepê arrancou pela direita, combinou com Gonçalo Borges e sofreu falta em zona lateral à área adversária. O quarto árbitro levantou a placa com a indicação de cinco minutos de tempo de compensação, Wendell levantou a bola para a área e Stephen Eustaquio disse presente. Ao primeiro poste, o médio cabeceou cruzado e sem dar hipótese a Andrew. Levantavam-se as bancadas em êxtase total. Os três pontos estavam mais perto.

Ainda antes de António Nobre apitar para o final da partida, Francisco Conceição não conseguiu responder com acerto a um cruzamento vindo da direita, mas os três pontos já tinham dono (2-1).

+ notícias: Desporto

FC Porto (Bilhar): Pool feminino vence o título nacional

A equipa de pool do FC Porto foi a grande vencedora do Campeonato Nacional feminino depois de ter terminado a pole de atribuição do título no primeiro posto, suplantando o SC Braga, que se classificou em segundo lugar, e o Pool Master, que fechou o pódio.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.