Qual o próximo primeiro-ministro de Espanha? Rei Filipe VI conclui consultas aos partidos

Qual o próximo primeiro-ministro de Espanha? Rei Filipe VI conclui consultas aos partidos
Foto: Lusa
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Rei de Espanha, Felipe VI, conclui esta terça-feira as consultas aos partidos com assento parlamentar com o intuito de indicar um candidato a primeiro-ministro após as eleições de 23 de julho.

As audiências desta terça começam com o líder do VOX (extrema-direita), Santiago Abascal, seguindo-se Pedro Sánchez do Partido Socialista espanhol (PSOE) e Alberto Núñez Feijóo, dirigente do Partido Popular (PP, direita), que foi a força política mais votada nas eleições de julho, mas sem maioria absoluta no parlamento.

Para ser investido, o candidato a primeiro-ministro indicado pelo monarca e chefe de Estado espanhol tem de ser votado e aprovado pelo plenário dos deputados.

A primeira sessão de audiências decorreu na segunda-feira, na qual foram ouvidos os representantes da União do Povo Navarro (UPN), da Coligação Canária, do Partido Nacionalista Basco (PNV) e da plataforma Somar (extrema-esquerda).

O PSOE foi o segundo partido mais votado nas eleições de julho, mas tem mais aliados no parlamento, pelo que aspira a formar um governo de coligação com o Somar apoiado no parlamento por uma 'geringonça' de seis partidos, incluindo separatistas bascos e catalães.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.