Eleições em Espanha. PSOE avança para Supremo para contestar rejeição sobre votos nulos

Eleições em Espanha. PSOE avança para Supremo para contestar rejeição sobre votos nulos
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Partido Socialista espanhol (PSOE) vai contestar junto do Supremo Tribunal da decisão da Junta Central Eleitoral (JEC) de rejeitar rever os 30.302 votos nulos registados em Madrid nas eleições de julho, avançaram fontes socialistas à agência EFE.

À EFE, as fontes especificaram que ainda não decidiram em que data irão apresentar o recurso, num momento em que falta uma semana para a constituição das Cortes Gerais (parlamento) com base nos resultados das eleições de 23 de julho.

Com esta revisão, o PSOE espera recuperar o lugar que o Partido Popular (PP, direita) lhe retirou após a recontagem dos votos no estrangeiro.

Os socialistas tinham pedido que fossem revistos os 30.302 votos nulos que foram registados em Madrid após o final do escrutínio, e que confirmaram mais um deputado para o PP (137), e menos um para o PSOE (121) devido ao voto dos eleitores residentes no estrangeiro.

Em 30 de julho, a Junta Eleitoral de Madrid rejeitou o pedido do PSOE, ao considerar na ocasião que não existiam “motivos para possíveis irregularidades”.

O PP venceu as eleições legislativas de 23 de julho, mas sem alcançar uma maioria absoluta.

O parlamento eleito nas legislativas nacionais será formalmente constituído em 17 de agosto e só depois o Rei de Espanha, Felipe VI, iniciará uma ronda de contactos com os partidos para indicar um candidato a primeiro-ministro, que terá de ser aprovado pelo plenário dos deputados.

O PSOE foi o segundo partido mais votado, mas ao contrário do PP tem ainda possibilidades de conseguir os apoios parlamentares para formar um novo govern

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.