Presidente da Federação Espanhola beija jogadora durante festa do título

Presidente da Federação Espanhola beija jogadora durante festa do título
| Desporto
Porto Canal

Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), surpreendeu tudo e todos quando na hora de cumprimentar e felicitar as jogadoras da seleção espanhola pela conquista do Campeonato Mundial de futebol feminino decidiu beijar a atleta de 33 anos, que falhou uma grande penalidade frente à guarda-redes inglesa Mar Earps.

Esta segunda-feira já começaram a surgir algumas reações a este polémico beijo que o presidente da Federação Espanhola de Futebol deu à jogadora Jenni Hermoso.

Apesar de o presidente já ter mencionado que o beijo se tratou de uma “mera manifestação de carinho sem importância”, houve quem considerasse “uma forma de violência sexual”.

A ministra da Igualdade espanhola, Irene Montero, escreveu nas suas redes sociais que “não devemos achar que dar um beijo sem consentimento é algo que acontece”.

"É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente e até agora invisível. Não o podemos normalizar. É uma responsabilidade de toda a sociedade. Só o consentimento conta. Só sim é sim”, explicou. 

As reações não ficaram por aqui. A ministra dos Direitos Sociais, Ione Belarra, criticou a atitude de Luis Rubiales e salientou que a “violência sexual contra a mulher tem de acabar”.

“O que todos pensamos é: se fazem isso como toda a Espanha a assistir, o que não farão em particular. A violência sexual contra a mulher tem de acabar. Abraços às campeãs”, escreveu a ministra.

 

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.