FC Porto: Alan Varela é Dragão até 2028

FC Porto: Alan Varela é Dragão até 2028
| Desporto
Porto Canal

Médio argentino campeão pelo Boca Juniors vestirá a camisola azul e branca com o número que representa a idade atual: 22

De um histórico sul-americano para um histórico europeu: Alan Varela troca o Boca Juniors pelo FC Porto e é o terceiro reforço do plantel às ordens de Sérgio Conceição. Aos 22 anos, o promissor centrocampista muda de clube, país, continente e hemisfério para ingressar nos quadros portistas e assinar um contrato válido por cinco temporadas, até 2028.

O mais recente Dragão tinha o mesmo sonho de tantos jovens argentinos quando nasceu em julho de 2001 nos arredores de Buenos Aires. Ainda menino, ingressou nas escolinhas do Barcelona em Luján e aí aprendeu a arte em que se distingue. O convite que sempre quis receber chegou quando, com apenas 11 anos, passou a vestir as cores que o apaixonam e que compõem os três equipamentos do FC Porto 2023/24.

De azul e ouro a ascensão foi meteórica. Sempre a subir de escalão, iniciou-se nos treinos com os seniores do Boca em 2019, altura em que assinou o primeiro vínculo profissional da carreira e em que debutou na seleção sub-20 albiceleste. Estreou-se pelo emblema do coração nos primórdios da época seguinte e logo começou a exibir os dotes com e sem bola que o caraterizam.

Ergueu a primeira de duas Taças da Liga em 2020 e a essa Copa Diego Armando Maradona juntou outra Taça Argentina na mesma campanha. Daí em diante conquistou definitivamente uma vaga nos onzes dos vários treinadores que o orientaram (entre os quais Hugo Ibarra) e estreou-se a marcar em competições oficiais ao assinar o golo número 8.000 da história xeneize.

Em 2022, já depois de se assumir como um dos donos da braçadeira de capitão, alcançou o desígnio mais desejado e sagrou-se finalmente Campeão Argentino. 110 jogos e inúmeras boas memórias depois, despede-se da nação bostera e apresenta-se ao Mar Azul. Da Bombonera para o Estádio do Dragão e de La Boca para a Invicta, eis Alan Varela - o novo número 22 do FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“Este era um jogador referenciado há muito, estávamos em negociações e o Boca Juniors pediu muito para que estas só se concretizassem depois da eliminatória da Libertadores. Nós compreendemos a situação e é com muito prazer que concretizamos um desejo antigo. Temos a máxima esperança no Alan Varela e estou convencido de que com a equipa que temos ao comando do Sérgio Conceição daremos muitas alegrias e momentos de jubilo aos nossos adeptos.”

Alan Varela
“Estou muito contente por chegar a um clube tão grande como o FC Porto e ansioso por conhecer os meus novos companheiros e as instalações do clube… sinto-me muito feliz. O estádio é lindo, mal posso esperar por jogar aqui e vou começar a trabalhar de imediato para ver se mereço a confiança do mister já no fim de semana. Assinar por um grande clube como o FC Porto deixa-me extremamente motivado e estou com ganas de vestir esta camisola. Prometo sacrificar-me em prol da equipa, quero disputar o máximo de jogos e tentarei estar a cem por cento em todos eles. Obrigado aos adeptos pelas mensagens de boas-vindas, fico muito contente por chegar aqui e oxalá juntos possamos cumprir os nossos objetivos.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

Saco Azul: Ministério Público quer Benfica julgado por fraude de milhões

O Ministério Público (MP) quer que a SAD do Benfica, a Benfica Estádio, também o antigo presidente Luís Filipe Vieira e os elementos da anterior administração, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, bem como José Bernardes sejam julgados no processo Saco Azul, que visa o Benfica desde 2018.

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.