Sindicato pede intervenção preventiva de segurança nas obras do Túnel do Marão

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 30 jul (Lusa) - O Sindicato da Construção de Portugal considerou hoje uma boa notícia para o setor a adjudicação do Túnel do Marão, alertando para a necessidade de uma intervenção preventiva de segurança para evitar acidentes de trabalho mortais.

A Teixeira Duarte anunciou na terça-feira ter ganhado, através de consórcio de duas das suas subsidiárias, as obras de conceção/construção do Túnel do Marão por 88 milhões de euros.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, considerou esta é "uma boa notícia para o setor" mas lamentou que esta decisão tenha sido tomada tão tarde, uma vez que "não há nenhuma razão para a obra ter estado parada este tempo todo" e considerou que "os prejuízos causados são incalculáveis".

"Vamos pedir uma reunião ao presidente da Estradas de Portugal e à empresa que ganhou a concessão para assinar, com o sindicato, um protocolo de intervenção preventiva de segurança para evitar acidentes de trabalho mortais", antecipou.

Conforme já tinha alertado, Albano Ribeiro explicou que "a pregagem feita nos túneis, para sustentar as pedras, foi preparada para meses, não para anos", pelo que, estando a obra parada desde junho de 2011, "não se pode ir trabalhar sem que se consolide a entrada".

O presidente do sindicato do setor disse ainda querer envolver a Autoridade para as Condições do Trabalho nesta intervenção preventiva de segurança no Túnel do Marão.

"A obra não vai ser concluída no prazo anunciado. O senhor secretário de Estado não percebe nada de obras e o prazo anunciado não é exequível. Desafio-o a explicar-me tecnicamente como é que a obra vai estar terminada na data anunciada", disse ainda.

Segundo a nota divulgada na terça-feira, a Teixeira Duarte informa que as suas subsidiárias "Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A" e "E.P.O.S - Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A." foram hoje notificadas pela EP - Estradas de Portugal de que ganharam, em consórcio, o contrato em regime de conceção/construção do Túnel do Marão no IP4 (A4).

"O valor do contrato é de 88.099.873,47 euros e a data limite para a execução dos trabalhos é de 518 dias", refere a informação da Teixeira Duarte divulgada pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM).

JF (LIL) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.

Detido no Norte jovem de 17 anos suspeito de crimes violentos

Um jovem de 17 anos foi detido no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, divulgou a Polícia Judiciária.