Teixeira Duarte ganha obras do Túnel do Marão por 88 milhões

Teixeira Duarte ganha obras do Túnel do Marão por 88 milhões
| Norte
Porto Canal

A Teixeira Duarte anunciou hoje ter ganhado, através de consórcio de duas das suas subsidiárias, as obras de conceção/construção do Túnel do Marão por 88 milhões de euros, refere nota da CMVM.

Segundo a nota, a Teixeira Duarte informa que as suas subsidiárias "Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A" e "E.P.O.S -- Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A." foram hoje notificadas pela EP -- Estradas de Portugal de que ganharam, em consórcio, o contrato em regime de conceção/construção do Túnel do Marão no IP4 (A4).

"O valor do contrato é de 88.099.873,47 euros e a data limite para a execução dos trabalhos é de 518 dias", refere a informação da Teixeira Duarte divulgada pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa Estradas de Portugal (EP) lançou no final de fevereiro três concursos públicos no sentido retomar a construção da Autoestrada do Marão, num valor base de 204 milhões de euros, sendo um deles referente à obra do túnel rodoviário de 5,6 quilómetros.

A EP optou então por um modelo de conceção/construção para o túnel e por empreitadas por série de preços para os acessos poente e nascente, os quais têm uma extensão aproximada de 10 quilómetros cada.

A construção da Autoestrada do Marão parou a 27 de junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária.

A Somague, que liderava o consórcio responsável pela construção da autoestrada, refutou e disse ter sido a própria concessionária, e não o Estado, a rescindir o contrato "por incumprimentos vários do concedente".

A intervenção mais complexa diz respeito ao Túnel do Marão, onde ainda faltam escavar dois quilómetros e previa-se, em maio, um valor base de investimento na ordem dos 110 milhões de euros.

Este projeto permite a conclusão da ligação da autoestrada A4 Porto-Amarante à autoestrada da subconcessão Transmontana Vila Real-Bragança.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.