Papa Francisco já recebeu vítimas de abusos sexuais 

Papa Francisco já recebeu vítimas de abusos sexuais 
JMJ Lisboa
| País
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco recebeu esta quarta-feira, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, um grupo de 13 vítimas de abusos na Igreja portugueses, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

“Na tarde de hoje, após o final dos encontros institucionais e com a Igreja, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura um grupo de 13 pessoas, vítimas de abusos por parte dos membros do clero, acompanhados por alguns representantes de instituições da Igreja portuguesa, responsáveis pela proteção dos menores”, adianta, num breve comunicado.

Segundo o mesmo documento, “o encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20:15”.

O Papa ter-lhes-á ainda pedido desculpa.

O encontro não estava na agenda pública para proteger as vítimas.

Esta quarta-feira, durante as celebrações, o Papa Francisco evocou os escândalos e o sofrimento das vítimas dos abusos sexuais na Igreja Católica.

“Às vezes, o nosso mau testemunho e os escândalos desfiguram o rosto da Igreja e chama-nos a uma humilde e constante purificação, partindo do grito do sofrimento das vítimas que de devem acolher e escutar”, disse Francisco.

Notícia em atualização.

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.