Mais estafetas avançam com ações judiciais para reclamar contrato com a Glovo

Mais estafetas avançam com ações judiciais para reclamar contrato com a Glovo
Lusa
| Porto
Porto Canal

Nas últimas semanas chegaram ao Tribunal do Trabalho do Porto novas ações judiciais em que mais estafetas da Glovo reclamam o seu vínculo laboral com a plataforma de entregas, ao abrigo das novas regras que entraram em vigor a 1 de maio.

Segundo o jornal Público, estas novas ações entraram em tribunal depois de o primeiro processo de reconhecimento de um contrato de estafeta da Glovo ter sido aceite pelo Tribunal do Trabalho do Porto.

O primeiro processo entrou a 20 de junho e tal como noticia o Público, o processo envolve um estafeta da Glovo que ficou com o acesso à aplicação bloqueado e que argumenta ser um trabalhador independente. No entanto, a empresa não chegou a acordo com o trabalhador e o processo vai seguir para julgamento.

Estes novos processos que deram entrada têm como objetivo, segundo disse o advogado dos estafetas ao Público, “provar que estas pessoas são efetivamente trabalhadores dependentes e levar a empresa a reconhecer os direitos associados a esse tipo de vínculo”.

Visto que os trabalhadores não têm meios para pagar as despesas relativas aos processos, o advogado dos estafetas disse ao Público que foram feitos pedidos de apoio judiciário, o que é fundamental para as ações avançarem.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.