Misericórdia de Castelo Branco recebe 2,5 ME para cuidados continuados

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 29 jul (Lusa) - A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco (SCMCB) vai receber 2,5 milhões de euros nos próximos três anos para a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) que inaugura na sexta-feira, 01 de agosto.

Este montante está contemplado no contrato-programa entre a SCMCB, a Segurança Social de Castelo Branco e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), hoje formalizado.

A UCCI da Misericórdia de Castelo Branco "era uma necessidade sentida e obrigatória", afirmou, na sessão de assinatura do acordo, o presidente da ARSC, José Tereso.

"As coisas estão difíceis, mas com alguma boa vontade vamos caminhando no sentido de atingir os grandes objetivos do reforço dos cuidados no distrito e, em particular, na cidade de Castelo Branco", sublinhou o presidente da ARSC.

Por seu turno, o presidente do Centro Distrital de Castelo Branco da Segurança Social, Melo Bernardo, disse que se sentia "esta necessidade premente de apoio de retaguarda relativamente ao internamento hospitalar".

Seria "difícil aceitar que, tendo estas condições extraordinárias [na Misericórdia], tivéssemos de colocar os nossos cidadãos em terras distantes", afirmou.

O provedor da Misericórdia de Castelo Branco, Cardoso Martins, sublinhou que os habitantes locais "têm pleno direito de usufruir de serviços desta natureza na cidade".

O protocolo para a abertura da UCCI contratualiza dez camas de média duração e 30 de longa duração e tem um período de vigência de três anos.

A construção da UCCI, pela Misericórdia de Castelo Branco, que está concluída desde dezembro de 2012, envolveu um investimento de cerca de cinco milhões de euros.

CAYC // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).