Pequeno festival em Guimarães obrigado a mudar de nome pelo Rock in Rio Lisboa por “concorrência desleal”

Pequeno festival em Guimarães obrigado a mudar de nome pelo Rock in Rio Lisboa por “concorrência desleal”
| Norte
Porto Canal

A Rock World Lisboa S.A., empresa responsável pela organização do festival Rock in Rio Lisboa, intimou um pequeno festival em Briteiros S. Salvador, Guimarães, a mudar de nome por “concorrência desleal”.

Chama-se “Rock in Rio Febras” e tem dois objetivos: ajudar as bandas da zona a divulgarem o seu trabalho e angariar fundos para a Casa do Povo de Briteiros. O nome do pequeno festival surgiu de uma brincadeira, porque ali perto passa o Rio Febras. Agora o evento terá de mudar de nome, sob pena de ter de lidar, em tribunal, com um dos maiores festivais de música do país.

Em comunicado, a organização do “Rock in Rio Febras” ironiza a situação e explica o sucedido. “Comunicamos (com um enorme sorriso de orgulho) que uma atenta, responsável e conceituada sociedade de advogados da capital, nos notificou, em representação da ROCK WORLD LISBOA, S.A., entidade organizadora do Rock in Rio Lisboa (sim, esse mesmo), de que teve conhecimento do sucesso do Rock in Fio Febras de 2022, e da organização da edição de 2023, e teme a confusão que a semelhança entre a designação dos dois eventos pode provocar no cidadão incauto. Acusam-nos ainda de ‘concorrência desleal’ (não é piada). Desta forma, foi-nos veementemente sugerido que alterássemos o nome do festival, sob pena de sermos alvo de ação legal”.

O sucedido apanhou também de surpresa o presidente da União das Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia, que ao jornal O Minho diz-se surpreso com a decisão do Rock in Rio Lisboa.

“Não estávamos à espera. Até porque ali passa mesmo o rio Febras, o festival não se chama assim só por piada, é porque passa mesmo ali o rio Febras”, explica o autarca.

Segundo Diogo Costa, ninguém estava à espera que uma entidade que gere milhões” se viesse meter com uma pequena terra no Norte do país.

“Se cobrássemos bilhete certamente nos disponibilizaríamos para devolver a quantia paga”

“Começamos por pedir desculpa a todos aqueles que possam ter ficado baralhados por esta infeliz situação, apesar da óbvia diferença entre os dois eventos – um tem uma alegria contagiante, uma parte solidária, e as melhores bandas e DJ’s do Mundo; o outro acontece em Lisboa. Se por acaso cobrássemos bilhete, certamente nos disponibilizaríamos para devolver a quantia paga.”, pode ler-se ainda no divertido comunicado partilhado pela organização do festival nas redes sociais.

Perante o sucedido o festival decidiu mudar o nome do evento, que irá acontecer no próximo 22 de julho. Assim, “o festival de rock que se realiza nas margens do Rio Febras será, de hoje em diante, denominado ‘Rock no Rio Febras’”, explica a organização, que conta com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

No festival em Briteiros S. Salvador irão atuar Smartini, Crocky Girls, Ledher Blue, Juanito Caminante, Gaspea, Gordilho, Segundo Minuto, Berto, Pedro Conde e Quarta às Nove.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.