Câmara do Porto lança concursos para cinco espaços no Mercado do Bolhão

Câmara do Porto lança concursos para cinco espaços no Mercado do Bolhão
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara do Porto vai realizar, a 13 de julho, hastas públicas para arrendamento de duas lojas e exploração de três bancas no Mercado do Bolhão, de acordo com um edital consultado esta quinta-feira pela Lusa.

Em causa estão hastas públicas com vista à atribuição de dois contratos de arrendamento comercial de lojas e três licenças de utilização de bancas, a realizar às 09h30 e 11h00, respetivamente.

No caso das lojas, trata-se de dois espaços com área comercial de 85,40 metros quadrados e, no total, de 166,70 e 147,10 metros quadrados, com base mínima de licitação de 6.037,46 e 5.611,36 euros, respetivamente.

As lojas deverão ser do ramo alimentar, "desde que não concorrencial com o comércio de azeite, chá, confeitaria, snack-bar não sendo ainda admitidas atividades que careçam de extração de fumos para o exterior".

Quanto às bancas, os valores mínimos de licitação são de 246,40, 305,60 e 609,60 euros, para espaços com 15,40, 19,10 e 38,10 metros quadrados, respetivamente.

O espaço mais pequeno, de 15,40 metros quadrados, destinar-se-á a uma de cinco opções: algas e cogumelos; chá e café; fruta; massa, temperos, condimentos e especiarias; vegetais, raízes e plantas, cereais e leguminosas.

Já o espaço intermédio (19,10 metros quadrados) destina-se a peixe e marisco fresco, e o maior (38,10 metros quadrados) a carne e aves.

No caso das bancas, o prazo de atribuição do espaço é de 20 anos, "podendo ser renovado por períodos idênticos", e o das lojas é de seis anos, "podendo ser renovado por períodos de quatro anos".

"Os interessados que pretendam participar nos atos públicos deverão proceder a um pré-registo no ‘site’ dos concursos, até às 16h59 do dia 12 de julho de 2023 no sítio: www.mercadobolhao.pt/concursos-publicos", pode ainda ler-se no edital.

Segundo a Câmara do Porto, não poderão participar nos concursos "entidades que tenham já um espaço no Mercado do Bolhão" da mesma tipologia.

"Ou seja, apenas será possível atribuir a um mesmo concorrente uma banca, um restaurante e uma loja, mas nunca dois espaços da mesma tipologia", refere a autarquia.

+ notícias: Porto

Gato morre durante incêndio em apartamento em Paranhos

Um apartamento na Rua Dr. Eduardo Santos Silva, em Paranhos, no distrito do Porto, foi atingido por um incêndio ao início da manhã deste sábado, confirmou ao Porto Canal fonte do Regimento de Sapadores do Porto. Ao que o Porto Canal apurou, o fogo começou no exaustor da cozinha, desconhecendo-se, no entanto, as causas que provocaram o mesmo.

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.