Kerry prossegue em Paris negociações sobre situação em Gaza

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 26 jul (Lusa)- O secretário de estado norte-americano, John Kerry, chegou hoje a Paris, proveniente do Cairo, para prosseguir as negociações sobre a situação em Gaza, onde desde hoje de manhã se cumpre uma trégua de 12 horas.

Na sua intervenção sexta-feira na capital egípcia, Kerry afirmou que se reunirá com alguns dos seus homólogos e com "outros atores importantes nesta discussão" com o objetivo de "encurtar a distância" entre Israel e o movimento islamita Hamas, envolvidos num conflito que dura há 19 dias e já fez cerca de 900 mortos, na grande maioria palestinianos.

O dia começa "pelo menos com a possibilidade de uma extensão do cessar-fogo, uma possibilidade real. Esperemos que, se conseguirmos algum progresso, as pessoas dessa região, que merecem a paz, possam dar um passo em direção a esse objetivo", acrescentou Kerry.

A embaixada norte-americana em Paris divulgou hoje na sua conta oficial na rede social Twitter uma fotografia de Kerry à saída do avião, mas não avançou mais detalhes sobre a agenda do dia.

Fontes diplomáticas francesas avançaram que Kerry participará num encontro no Ministério dos Negócios Estrangeiros francês em que estarão também os seus homólogos da França, Alemanha, Reino Unido, Turquia, Qatar e União Europeia.

Com o périplo diplomático iniciado na segunda-feira, John Kerry espera conseguir pôr fim à ofensiva israelita em Gaza, que começou a 08 de julho e já terá morto cerca de 900 palestinianos, incluindo centenas de crianças.

Cerca de 600 palestinianos morreram apenas na última semana depois de o exército israelita ter lançado uma ofensiva terrestre em Gaza na qual morreram 37 soldados, segundo os dados mais recentes do conflito.

CFF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.