Comissão Política do PS reúne-se para debater estado do país e crise governativa

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jul (Lusa)- A Comissão Política Nacional do PS reúne-se hoje para debater "o estado do país" e a crise governativa dos últimos dois dias, desencadeada pela demissão de Paulo Portas de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Fonte do PS disse à agência Lusa que, tal como inicialmente agendado, este órgão do partido irá "debater o estado do país e as dificuldades que os portugueses estão a enfrentar em consequência da austeridade", mas também "analisar os acontecimentos dos últimos dias e das últimas horas".

A Comissão Política do PS foi convocada na terça-feira pelo secretário-geral socialista após a demissão de Vítor Gaspar de ministro das Finanças e de António José Seguro ter pedido uma audiência com caráter de urgência ao Presidente da República.

Na quarta-feira, após um encontro de mais de uma hora com o chefe de Estado, no Palácio de Belém, o líder do PS criticou "a atitude profundamente irresponsável" do Governo e defendeu a realização de eleições legislativas antecipadas a 29 de setembro, o mesmo dia das autárquicas.

"Quero dizer uma vez mais que reprovo, como todos os portugueses com certeza me acompanham, a atitude profundamente irresponsável do primeiro-ministro e do Governo, que deita fora os pesados sacrifícios que os portugueses têm vindo a fazer", disse o líder socialista.

No mesmo dia, depois de uma longa reunião, a Comissão Executiva do CDS-PP mandatou Paulo Portas para reunir com Pedro Passos Coelho no sentido de encontrarem "uma solução viável para a governação em Portugal".

O chefe do Governo e o ministro demissionário estiveram reunidos no final da noite de quarta-feira e voltam a encontrar-se esta manhã.

O presidente do CDS-PP anunciou a saída do Governo na terça-feira, alegando não poder aceitar a escolha de Maria Luís Albuquerque para ministra das Finanças.

Em seguida, numa declaração ao país, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse não aceitar a demissão de Portas e sublinhou que não se demite da chefia do executivo.

A reunião da Comissão Política Nacional do PS está marcada para as 21:30, no Largo do Rato.

ATF//

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.