Apoio de 75 mil euros para requalificação de residência universitária na Sé

Apoio de 75 mil euros para requalificação de residência universitária na Sé
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O Executivo Municipal vota um apoio no valor de 75 mil euros nesta segunda-feira. Este destina-se à Federação Académica do Porto (FAP), para que realize obras de requalificação e reparação num edifício na Rua Bainharia. O edifício deverá tornar-se numa residência universitária para alojar estudantes com carências económicas já no próximo ano letivo.

O imóvel, cedido pelo Município, possui um conjunto de patologias que demonstram a necessidade de obras de reparação e requalificação do espaço relacionadas com a manutenção da fachada, reparação das coberturas e equipamentos associados a medidas de auto proteção. Estas obras são necessárias para manter as condições de segurança e salvaguardar uma resposta adequada em emergências.

Algumas das obras do alojamento já foram iniciadas pela FAP para que esteja pronto no arranque do próximo ano letivo. A FAP prevê que o edifício esteja disponível para os estudantes já em meados de julho.

A Domus Social, empresa municipal responsável pela Habitação e Manutenção, “validou tecnicamente o orçamento apresentado pela Federação Académica, confirmando que os valores correspondem a valores de mercado”.

A proposta já foi assinada pelos vereadores, Catarina Araújo, do pelouro da Juventude e Desporto, e Pedro Baganha, da Habitação. De acordo com estes, a residência universitária é de extrema importância e relevância e explicam que o alojamento será uma mais-valia para os alunos da Academia do Porto, independentemente do “subsistema de ensino ao qual estejam afetos”, reforçando ainda que “o processo de seleção dos estudantes terá como base critérios específicos, nomeadamente, de carência socioeconómica”.

+ notícias: Porto

Cortejo da Queima das Fitas condiciona arruamentos da Baixa do Porto esta terça-feira

Milhares de estudantes preparam-se para invadir as ruas do Porto nesta terça-feira para o tradicional cortejo da Queima das Fitas, marcado para começar às 14h01. Apesar de começar apenas à tarde, a festa estudantil promete animar a Baixa da cidade durante praticamente todo o dia, com vários arruamentos interditos logo pela manhã.

Novos condicionamentos de trânsito na Avenida da Boavista durante a noite até quinta-feira

Entre esta segunda-feira e a próxima quinta-feira, dia 9 de maio, serão realizados trabalhos de fresagem e pavimentação na Avenida da Boavista, no período das 22h00 às 06h00, no âmbito do metrobus. Os trabalhos vão focar-se na camada de desgaste do pavimento do lado norte, entre a rua de Azevedo Coutinho e o posto de gasolina da BP, incluindo os cruzamentos das ruas do Beato Inácio de Azevedo e de São João de Brito.

Câmara do Porto prolonga concessão do edifício transparente por um ano 

A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira a prorrogação por um ano da concessão do edifício transparente, dado estar ainda em revisão o Programa da Orla Costeira de Caminha – Espinho (POC-CE) que prevê a sua demolição até 2028.