Nova moeda de coleção vai entrar em vigor e vale cinco euros

Nova moeda de coleção vai entrar em vigor e vale cinco euros
Foto: Banco de Portugal
| Economia
Porto Canal

No dia 1 de junho de 2023, entrará em vigor uma nova moeda de coleção com o valor de cinco euros.

De acordo com o Banco de Portugal, a moeda é designada de “Miragaia longicollum” e está integrada na série ‘Dinossauros de Portugal’.

A distribuição ao público, segundo um comunicado da instituição, será “efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda".

O limite de emissão é de 30.000 moedas e esta só tem poder liberatório em Portugal.

A nova moeda é constituída, no reverso, por um dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito, em silhueta, a representação do solo e de um arvoredo, a indicação da autora, a legenda 'Casa da Moeda' e o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.

Relativamente ao anverso, encontra-se a imagem do fóssil do dinossauro em espiral, as legendas 'Portugal' e '2023', o valor facial e o escudo nacional.

+ notícias: Economia

Euribor sobe a três meses e desce a seis e a 12 meses

A taxa Euribor subiu esta quarta-feira a três meses e desceu a seis e 12 meses face a terça-feira.

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.