Maia escolhida para Cidade Europeia do Desporto em 2014

| Desporto
Porto Canal / Agências

Maia, 03 jul (Lusa) - A Maia foi hoje escolhida para ser Cidade Europeia do Desporto em 2014 e o resultado foi anunciado numa cerimónia que contou com a presença, entre outros, do secretário de Estado do Desporto e Juventude.

Depois de o título ter sido atribuído pela Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europe) em 2013 a Guimarães, a Maia prepara-se agora para promover "uma verdadeira festa desportiva", conforme apelidou Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia.

O autarca admitiu que este título é "um sinal de reconhecimento pelo trabalho que tem sido feito na área do desporto, mas é também um ato de responsabilidade".

"O facto de termos sido escolhidos para Cidade Europeia do Desporto representa que nós vivemos o desporto de uma forma intensa e é essa intensidade que queremos demonstrar e partilhar", explicou Bragança Fernandes.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, endereçou todo o apoio do Estado para a Câmara da Maia no sentido de auxiliar neste projeto e admitiu que "em 2014 um dos principais objetivos, a nível das infraestruturas, ficará concluído e que é a renovação da pista de atletismo".

Emídio Guerreiro explicou que tem três pontos importantes por onde se rege: "a requalificação dos equipamentos exigentes, a internacionalização da economia do desporto e o apoio aos grandes eventos".

O responsável da ACES Europe elogiou as condições e infraestruturas da cidad, dando particular ênfase à cooperação com o Instituto Superior da Maia (ISMAI).

"A Maia tem uma boa organização desportiva, infraestruturas de grande qualidade, a favor dos cidadãos, combinando vários sistemas, o público, o privado, a escola e a faculdade, pontos fundamentais para ter sido escolhida", explicou Gian Francesco Lupatteli, presidente da ACES Europe.

O Eurodeputado, José Manuel Fernandes, também deu os parabéns à cidade da Maia pela nomeação, através de videoconferência, e garantiu que tudo vai fazer para que os "fundos comunitários sejam para este tipo de iniciativas".

JYA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.