Fenprof diz que prova não se realizou em pelo menos quatro escolas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jul (Lusa) -- A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) refutou hoje os números do Ministério da Educação, apontando pelo menos quatro escolas, e não uma, onde não se realizou a prova de avaliação docente, e várias em que o exame começou com atraso.

Em comunicado, a maior estrutura sindical de professores, afeta à CGTP, refere, a título de exemplo, que a prova não foi feita, por falta de vigilantes, nas escolas secundárias de Santo António e de Santo André (Barreiro) e de Oliveira do Douro, assim como no agrupamento Afonso Henriques (Guimarães).

Antes, o Ministério da Educação e Ciência alegou que o exame não se realizou apenas numa das 88 escolas previstas, por falta de condições e "insuficiências internas que a Inspeção-Geral de Educação está a verificar".

Segundo um comunicado da tutela, noutras cinco escolas, alguns manifestantes pretenderam, "sem sucesso, pressionar os professores vigilantes e perturbar os candidatos" e em duas "registaram-se casos de candidatos que, depois de responderem à chamada e entrarem na sala, se recusaram a realizar a prova".

A nota da Fenprof enumera quase uma dezena de escolas - dos concelhos de Amares, Guarda, Viseu, Faro e Beja - onde o exame decorreu com atrasos, ou com vigilantes insuficientes.

A Federação Nacional dos Professores alega que a prova se realizou na escola secundária da Sé, na Guarda, com o edifício ocupado pela polícia, tendo os professores, que não puderam fazer em dezembro o exame, sido "impedidos de entrar" no estabelecimento de ensino, "não constando os seus nomes em qualquer lista".

O comunicado advoga, numa referência à "baixa adesão" dos professores contratados à prova, que, na escola básica 2+3 do Viso, em Viseu, 80 por cento dos docentes não compareceram.

A lista de exemplos da Fenprof inclui mais de uma dezena de escolas onde os plenários sindicais foram interditos e em que, "por norma, foram identificados os responsáveis pela proibição das reuniões e chamados os agentes policiais".

De acordo com os números apresentados pela tutela, 50 professores deixaram de fazer a prova: dos 4.120 inscritos compareceram nos estabelecimentos, para fazer exame, 2.745 e faltaram 1.325, sobrando meia centena que não terá realizado o exame por falta de condições, por decisão sua ou outros motivos.

A prova de avaliação de conhecimentos e competências destina-se a todos os professores contratados, com menos cinco anos de serviço, que a não puderam fazer a 18 de dezembro, devido a uma greve de docentes e a incidentes em várias escolas.

A Fenprof considera a prova uma humilhação para os professores.

ER (IMA) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.