Severiano Teixeira defende que navio logístico tinha prioridade sobre submarinos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jul (Lusa) - O ex-ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira assumiu hoje que teria comprado um navio polivalente logístico em vez de adquirir submarinos para a Marinha, caso a opção se tivesse colocado durante o seu mandato.

"Se tivesse sido eu a decidir tinha optado por outra prioridade. A capacidade submarina é importante mas a prioridade era o navio polivalente logístico por causa do risco de ameaças, tipo de conflitos e do emprego mais provável desses meios", declarou.

Nuno Severiano Teixeira respondia na comissão de inquérito aos programas de aquisição de equipamentos militares, no parlamento, na qualidade de ex-ministro da Defesa, cargo que exerceu entre 2005 e 2009, no governo presidido por José Sócrates.

O ex-governante argumentou que aquele tipo de navios "tem maior empregabilidade" porque pode ser usado em missões humanitárias, operações de paz e para a retirada de cidadãos nacionais de locais de conflito ou de situações de crise.

"Nesse sentido, Portugal podia ganhar mais operacionalidade e por essa via maior visibilidade internacional do que com os submarinos", defendeu, acrescentando que caso tivesse que tomar a decisão, optaria em primeiro lugar pelo navio e só depois pelos submarinos.

Nuno Severiano Teixeira frisou em seguida que "até hoje não foi possível encontrar maneira de adquirir o navio polivalente logístico".

Os contratos para a aquisição de submarinos alemães foram celebrados durante o mandato do ex-ministro da Defesa Paulo Portas, em 2003.

Ouvido pelos deputados no passado dia 18, Paulo Portas defendeu a sua opção destacando a "obsolescência dos materiais" e as respetivas "consequências de risco de vida dos militares".

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.