Relações comerciais entre Portugal e o Brasil têm "espaço para crescer", afirma Costa

Relações comerciais entre Portugal e o Brasil têm "espaço para crescer", afirma Costa
Ricardo Stuckert
| País
Porto Canal/Agências

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta segunda-feira que as relações comerciais entre Portugal e o Brasil têm “espaço para crescer”, defendendo também que o investimento nacional naquele país, que atualmente se situa no 18.º lugar, “tem de subir”.

“A nível comercial tem havido algum crescimento, mas muito aquém daquilo que é o enorme potencial de crescimento que temos de um lado e do outro”, afirmou António Costa, durante o Fórum Empresarial Portugal-Brasil, que decorreu em Matosinhos, e marcou o arranque do terceiro dia da visita oficial a Portugal do Presidente do Brasil, Lula da Silva.

Defendendo que existem “boas razões” e “espaço para crescer”, o primeiro-ministro destacou que o investimento nacional no Brasil, que atualmente ocupa o 18.º lugar, “tem de subir”.

"Somos, somente, o 18.º investidor no Brasil. É evidente que ninguém tem dúvidas da dimensão do Brasil e da dimensão de Portugal, do potencial do Brasil e da nossa dimensão, mas, francamente, 18.º não é a nossa posição. Temos de subir na nossa posição no Brasil e por isso é fundamental aumentar o investimento de Portugal no Brasil", afirmou.

Salientando que as empresas nacionais têm estado "presentes" em setores como o da energia, alimentação, construção, transportes, tecnologias, turismo e saúde, António Costa defendeu, no entanto, que as relações comerciais têm de aumentar.

"Há por isso boas razões para compreender que há espaço para crescer, por isso vale a pena investir e vale a pena trabalhar para aumentar as nossas relações comerciais”, acrescentou.

A par do apelo às empresas nacionais para investirem no Brasil, António Costa convidou as empresas brasileiras a investirem em Portugal, destacando que o país tem um "regime bom para acolher investimento e inovação", mas também apostado na qualificação dos recursos humanos e na transição energética e digital.

"Quero por isso dizer, na presença muito honrosa de um grande amigo de Portugal que é o presidente Lula da Silva, a todas as empresas brasileiras: são muito bem-vindas, são bem-vindas para investir em Portugal, são muito bem-vindas para terem parcerias com as empresas portuguesas, são muito bem-vindas para convidarem as empresas portuguesas a investirem no Brasil", disse o primeiro-ministro.

E acrescentou: "Vamos continuar juntos por muitos e muitos anos com o Brasil. Agora que o Brasil voltou, não vamos nunca mais deixar o Brasil sair".

No fórum foi assinado um memorando entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) com o objetivo de fortalecer as relações económicas e empresariais entre as duas entidades.

A cooperação económica nos mercados dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partilha de boas práticas, a promoção do desenvolvimento e a internacionalização de 'startups' e de pequenas e médias empresas são alguns dos objetivos do Memorando, que entra esta segunda-feira em vigor e será válido por dois anos.

Na sessão, foi também assinado um protocolo entre o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.