Associação Nacional Diretores "optimista" com prova de avaliação

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jul (Lusa) -- O vice-presidente da Associação Nacional de Diretores, Filinto Lima, mostrou-se hoje "otimista" na forma como vai decorrer a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC), imposta pelo Ministério da Educação aos docentes contratados e agendada para terça-feira.

"Comparando com o dia de 18 de dezembro, na primeira fase desta prova, estou mais otimista [em que decorra sem problemas]. São poucos professores por escola que vão fazer a prova, há mais condições, neste momento, para que as coisas corram dentro da normalidade o que não aconteceu em dezembro", disse em declarações à agência Lusa.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou na quinta-feira que se realizará na terça-feira uma segunda chamada da prova que levou os professores a marcar greve em época de exames e avaliações, no ano letivo 2012-2013.

Para o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), os cerca de quatro mil professores contratados que vão realizar a prova, em 80 escolas, só precisarão de seis vigilantes por escola, número "bastante inferior" ao de dezembro.

Filinto Lima adiantou que a associação "operacionalizou no terreno" o número de professores vigilantes necessário para que a prova dos contratados "decorra com normalidade".

"Esta situação é excecional, até o sindicato tomou medidas excecionais de reunir nas escolas no mês de julho, e por isso nós também tomámos medidas para que a prova decorra com normalidade", garantiu o responsável.

O vice-presidente da ANDAEP adiantou ainda desconhecer casos de professores que estejam de férias e estejam a ser chamados para vigiar provas.

O movimento de professores 'Boicote&Cerco' está a organizar reuniões de docentes em vários espaços comerciais ou frente a escolas, em 15 cidades, para preparar os protestos de terça-feira.

"As movimentações nas redes sociais estão ao rubro. Prevê-se uma adesão muito grande", disse à Lusa o professor Francisco Rodrigues, do movimento 'Boicote&Cerco'.

As reuniões de docentes decorreram em Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Coimbra, Barreiro, Évora, Guarda, Faro e Guimarães no domingo e em Almada, Lisboa e Beja realizam-se hoje ao final da tarde.

O movimento admitiu na sexta-feira voltar a invadir escolas para impedir a realização da nova chamada da prova de avaliação de docentes e apelou aos professores vigilantes para boicotarem o exame.

RCP/IMA// PMC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.