Metro do Porto. Linha Rubi deverá captar 12 milhões de validações por ano

Metro do Porto. Linha Rubi deverá captar 12 milhões de validações por ano
| Porto
Porto Canal

A Linha Rubi será a segunda ligação de metro entre o Porto e Gaia e promete captar até 12 milhões de validações por ano, quase alcançando as registadas na Linha Amarela, que Hospital de S. João, no Porto, e Santo Ovídio em Gaia. Esse traçado encontra-se a cima da sua capacidade e a nova permitirá fazer uma melhor distribuição de passageiros.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), a Linha Rubi terá um total de oito estações. Destas, três, localizadas em Gaia, ficarão à superfície. Já subterrânea, mas também em Gaia, terá a estação de Soares de Reis que, de acordo com o mesmo jornal, será a mais cara devido à sua profundida (23 metros).

O concurso para a construção da travessia deverá ser lançado em conjunto e deverá arrancar já no final deste mês. De acordo com o JN, a obra deverá começar entre o final de outubro e o início de novembro, mas tendo em conta que os 300 milhões de euros previstos no Plano de Recuperação e Resiliência não serão suficientes, os preços encontram-se em revisão para que o concurso seja lançado com o valor atualizado.

+ notícias: Porto

Associação pela bicicleta queixa-se da atuação policial no Porto

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) disse este domingo que vai apresentar queixa contra as autoridades policiais pela atuação face a manifestações convocadas para as cidades de Tavira e Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.