Caso Tancos. Tribunal da Relação de Évora anula decisão que condenou arguidos

Caso Tancos. Tribunal da Relação de Évora anula decisão que condenou arguidos
| País
Porto Canal

O Tribunal da Relação de Évora anulou esta terça-feira parte do acórdão do processo de Tancos, e mandou repetir a produção de prova apresentada em primeira instância. 

Em causa está o uso de metadados que recentemente foram proibidos pelo Tribunal Constitucional.

"Após audiência realizada no passado dia 17 de janeiro, foi proferido acórdão, em 28 de fevereiro, onde se decidiu [...] declarar a nulidade decorrente da utilização de prova proveniente de meio de obtenção de prova proibido e, em consequência, ordenar ao tribunal de primeira instância a reformulação da factualidade considerada como provada", é possível ler-se. 

Com esta decisão, o Tribunal de Santarém terá que analisar novamente toda a prova, expurgando todos os metadados usados para dar como provados alguns dos crimes pelos quais os arguidos foram condenados.

O coletivo presidido por Ana Bacelar Cruz informa ainda que foi considerado ilegal "a atribuição de competência à Polícia Judiciária para investigação de factos relacionados com o furto de material de guerra" 

Na prática, o Tribunal da Relação de Évora considera que a decisão do Tribunal Judicial de Santarém, que condenou 11 dos arguidos no caso Tancos, é nula.

Recorde-se que o principal arguido e autor confesso do assalto, João Paulino, tinha sido condenado a oito anos de cadeia. 

O tribunal condenou 11 dos 23 arguidos do processo Tancos, mas só três foram condenados a penas de prisão efetivas.

A sentença foi conhecida a 7 de janeiro de 2022 e resultou na absolvição do ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.