Quercus alerta para ameaças na área do Parque Natural da Serra da Estrela

| País
Porto Canal / Agências

Manteigas, 16 jul (Lusa) - A associação ambientalista Quercus denunciou hoje que a pressão turística e a implementação de infraestruturas "põem em causa" os valores naturais do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), que comemora 38 anos.

Em comunicado, a associação faz uma retrospetiva do que foi feito de positivo e negativo nesta área protegida e traça cenários com base na definição de ameaças e na identificação de oportunidades.

A Quercus alerta que, ao longo dos anos, o PNSE tem vindo a ser afetado "por vários fatores que degradam os ecossistemas e colocam em causa os objetivos propostos aquando da sua criação, sendo disso exemplo os impactes provocados pelas atividades humanas".

Destaca "o aumento da pressão turística e urbanística" nas Penhas da Saúde e em Videmonte e "a implementação de infraestruturas, como parques de campismo, redes viárias para acesso e estacionamento na Torre".

Equipamentos turísticos na Torre, Lagoa Comprida e Penhas Douradas/Vale do Rossim, a instalação de parques eólicos e de linhas de transporte de energia e a extração de inertes, são outras das ameaças detetadas.

Na nota enviada hoje à agência Lusa é referido que a área do PNSE também tem vindo a sofrer "alterações significativas" nos setores da agricultura e da silvicultura, "com o abandono das práticas tradicionais e a intensificação e industrialização".

Este cenário, segundo a Quercus, aliado a uma elevada frequência de incêndios, "tem implicado a destruição de alguns dos últimos redutos da floresta autóctone".

O parque é ainda afetado "por vários fatores de ameaça", como a captura ilegal de espécies da fauna e flora, a plantação de espécies exóticas e a sobre-exposição de aquíferos.

Aquela entidade aponta igualmente "o excesso de concentração de visitantes em zonas sensíveis, a prática ilegal de desportos de natureza todo-o-terreno, o montanhismo e esqui, e pressões para abertura da via intermunicipal Videmonte-Lagoa Comprida, do túnel de atravessamento da serra e para a construção de uma nova barragem para abastecimento público", no concelho da Covilhã, "sem uma justificação plausível".

No comunicado, reitera a necessidade da aplicação de medidas de gestão "que permitam articular o turismo, o ordenamento do território e o desenvolvimento local das populações com a manutenção e o restauro dos ecossistemas naturais".

Entre as medidas propostas estão a alteração da política de ordenamento florestal, a gestão sustentada da atividade cinegética e a criação de programas de incentivos e de apoio às práticas agrícolas tradicionais.

"É importante, também, adotar uma estratégia que contrarie o recorrente ciclo de incêndios, com a recuperação da floresta autóctone", aponta.

A Quercus exige ainda o alargamento da área do PNSE com a inclusão do Souto de Famalicão, uma referência "de interesse para a botânica".

O PNSE abrange a totalidade do concelho de Manteigas e parte dos municípios de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda e Seia.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.