Está decidido. Alunos vão ter que fazer três exames no fim do secundário

Está decidido. Alunos vão ter que fazer três exames no fim do secundário
| País
Porto Canal

O desentendimento entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação chegou ao fim. Na tarde desta segunda-feira, em conferência de imprensa, o ministro da Educação, João Costa, abandonou a ideia de acabar com os exames nacionais no 12º ano.

As alterações foram apresentadas ao longo dessa conferência de imprensa que também reuniu a ministra da Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Sendo assim, ficou estabelecido que os exames nacionais para conclusão do ensino secundário vão manter-se, mas com um peso mais baixo, ou seja, passarão a contar 25% da nota final. O modelo acordado será de três exames nacionais, sendo o exame de Português de caráter obrigatório e os outros dois escolhidos pelos alunos.

A justificação do ministro da Educação perante esta decisão assentou na necessidade de assegurar mecanismos de “fiabilidade e equidade do sistema” e com “a necessidade de continuar a aprofundar a complementaridade entre avaliação interna e avaliação externa no sentido de uma valorização do ensino secundário como um fim em si mesmo e não apenas como porta de acesos ao ensino superior".

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".