Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi

Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi
Guiness World Record
| País
Porto Canal

O cão mais velho do mundo é português e vive na aldeia de Conqueiros, em Leiria. Recentemente bateu o recorde de Bluey, um cão australiano que morreu com 29 anos e cinco meses, ao chegar aos 30 anos e 266 dias no dia 1 de fevereiro de 2023.

O Bobi viveu toda a sua vida com a família Costa e é “um rafeiro do Alentejo de raça pura”, uma raça de cão de guarda de gado com uma esperança média de vida entre os 12-14 anos.

De acordo com uma nota publicada no site do Guiness World Record, o cão nasceu a 11 de maio de 1992 e chegou a casa de Leonel Costa, atual tutor, quando este tinha oito anos.

O tutor de Bobi admite que um dos maiores fatores para a longevidade do seu canino é o “ambiente calmo e tranquilo” em que Bobi vive, “longe das cidades”.

Leonel conta que, embora ele e os irmãos quisessem ficar com Bobi, os pais não queriam devido ao elevado número de cães que já tinham. “Infelizmente, nessa altura era considerado 'normal' entre as pessoas mais velhas que, caso não pudessem ter mais animais em casa, (…) podiam enterrar os animais numa toca para que não sobrevivessem”, explicou Leonel.

Mas quando os pais de Leonel descobriram o Bobi já era tarde. Felizmente, diz o tutor, o Bobi já tinha aberto os olhos.

“Confesso que quando descobriram que já sabíamos, gritaram muito e castigaram-nos, mas valeu a pena e por um bom motivo”, disse Leonel.

Bobi nunca foi acorrentado ou preso a uma coleira e sempre gostou de passear livremente pelas florestas e fazendas que cercam a casa da família Costa. Leonel acaba por descrever Bobi como “muito sociável”.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.