Greve dos oficiais de justiça parou tribunais e serviços em todo o país

Greve dos oficiais de justiça parou tribunais e serviços em todo o país
| País
Porto Canal / Agências

A greve dos oficiais de justiça que começou esta terça-feira às 13h30 teve uma adesão superior a 85% e paralisou tribunais e serviços, de acordo com o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), estrutura que convocou o protesto.

O presidente do SOJ, Carlos Almeida, adiantou que da parte da tarde do dia de terça-feira houve tribunais e serviços encerrados devido à greve convocada por tempo indeterminado e que não tem serviços mínimos decretados.

“Os meus colegas estão indignados com a situação e sentem que têm que expressar a sua indignação”, disse Carlos Almeida, que espera para os dias que se seguem uma adesão em níveis semelhantes.

Segundo o presidente do SOJ, a situação mais complicada com que os oficiais de justiça foram hoje confrontados no decurso da greve foi um despacho de uma juíza no tribunal de Matosinhos, que pedia a realização de um julgamento com arguidos presos, pedido a que os funcionários não acederam, com base no pré-aviso decretado.

Carlos Almeida adiantou ainda que na quarta-feira, segundo dia da greve, os oficiais de justiça do Tribunal de Cascais já adiantaram ao sindicato que, para além da greve, se vão concentrar frente ao edifício do tribunal a partir das 13:30, “para que quem passa perceba que há greve e quais as suas razões”.

“Há um sacrifício tremendo para a vida das pessoas”, disse Carlos Almeida sobre os custos da greve para quem a faz e sobre a situação de esgotamento em que muitos funcionários se encontram face ao volume de trabalho que acumulam.

Questionado sobre o anúncio de um concurso para a entrada de mais 200 funcionários judiciais - do qual a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro deu conta na cerimónia de abertura do ano judicial, no Supremo Tribunal de Justiça – Carlos Almeida considerou que este é “um número baixíssimo que não cobre sequer o número de pessoas que se aposentam este ano”.

“Quase lanço um repto à senhora ministra: se em seis meses, face à carga de trabalho que vão encontrar, tiverem saído metade desses 200, a senhora ministra devia, no mínimo, demitir-se”, desafiou Carlos Almeida.

Para o presidente do SOJ, face ao número de funcionários em falta nos tribunais, este ano não poderia ter “menos de 500 a 600 pessoas a ingressar nos tribunais”, referindo que o défice identificado no quadro legal é de cerca de 1.500 oficiais de justiça, mas na realidade o défice destes profissionais é superior a 2.000.

Os oficiais de justiça iniciaram hoje, dia da abertura do ano judicial, uma greve por tempo indeterminado contra a falta de funcionários e o congelamento de promoções.

A paralisação, convocada pelo SOJ, decorre no horário das 13:30 à meia-noite e repete-se diariamente até haver resposta do Governo às reivindicações sindicais.

No pré-aviso da greve, datado de 26 de dezembro, o sindicato menciona a "dramática falta de funcionários" e o "congelamento injustificado de promoções", reclamando a abertura de ingressos para a carreira e procedimentos para promoções e acesso a "todas as categorias cujos lugares se encontrem vagos".

O sindicato exige ainda a inclusão no vencimento do suplemento de compensação do trabalho de recuperação dos atrasos processuais, a ser pago em 14 meses e com efeitos a 01 de janeiro de 2021.

Em outubro, os oficiais de justiça estiveram dois dias em greve, pelos mesmos motivos, nos tribunais com mais diligências processuais.

A 29 de dezembro, o Sindicato dos Oficiais de Justiça apelou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para convocar o Conselho de Estado, alegando que os órgãos de soberania, no caso os tribunais, estavam em crise devido à falta de funcionários para assegurar serviços.

No parlamento, em novembro, na discussão na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2023, a ministra da Justiça reconheceu a falta de oficiais de justiça e comprometeu-se a sanar a situação.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.