Vagas nas creches do setor social não estão atualizadas pelo Governo

Vagas nas creches do setor social não estão atualizadas pelo Governo
| País
Porto Canal

O processo já arrancou e já existem bebés a frequentar creches privadas de forma gratuita, nos casos em que não existem vagas no setor social. Ainda assim, podem existir concelhos onde já estão esgotadas as vagas e que a Segurança Social não tem conhecimento.

A primeira listagem da rede social e solidária, divulgada a 22 de dezembro, no site da Segurança Social apontava para 160 concelhos sem vagas. A secretária de estado para inclusão explica ao Porto Canal que foram detetados dados desatualizados e que, por isso, as equipas dos centros distritais da Segurança Social vão confirmar a informação disponível até dia 9 de janeiro. “A segurança social irá desenvolver um processo de contacto direto com todas as 1800 creches do setor social com as quais temos parceria para confirmar, caso a caso, a informação que foi carregada na plataforma”, refere Ana Sofia Antunes.

A gratuitidade das creches foi alargada aos privados a 1 de janeiro mas o processo requer diversos passos até à validação. A frequência gratuita só é ativada depois de a família responder ao email enviado pela Segurança Social e o financiamento começa a ser pago em fevereiro mas é retroativo a janeiro.

Até esta quarta-feira, a Segurança Social celebrou acordos com 21 estabelecimentos dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

+ notícias: País

Portugal é o 5.º país da UE com o salário médio mais baixo

Portugal é o 5.º país da União Europeia com o salário médio mais baixo, sendo as áreas da agricultura e pescas e alojamento e restauração os setores onde menos se ganha, de acordo com dados desta terça-feira divulgados pela Pordata.

Um em cada seis trabalhadores em Portugal tem contrato a prazo

Um retrato da Pordata sobre o mercado laboral em Portugal, no âmbito do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, revela que 17,4% dos trabalhadores no país têm contrato a prazo, acima da média da União Europeia (13,4%).

Portugal condenado pelo tribunal europeu por violação da liberdade de expressão

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou esta terça-feira Portugal por violação da liberdade de expressão, impondo o pagamento de 1.510 euros a uma jornalista após ter sido condenada por violar o segredo de justiça no ‘caso das secretas’.