Mogadouro promove tradições no Festival da Terra Transmontana

| País
Porto Canal / Agências

Mogadouro, 14 jun (Lusa) - A zona histórica de Mogadouro acolhe pela primeira vez, entre sexta-feira e domingo, o Festival Terra Transmontana, dedicado à cultura, gastronomia e às tradições da região e que autarquia quer transformar em cartão-de-visita do concelho.

"Com uma forte componente lúdica e musical, o festival pretende proporcionar o contacto com a natureza, as ritualidades solsticiais, a música de raiz folk, a gastronomia, as artes e os ofícios e demais expressões locais e reginais, levando-nos assim numa viagem pelo tempo", disse hoje à Lusa o autarca de Mogadouro Francisco Guimarães.

O destaque do programa vai para a música das gaiteiras mirandesas Las Çarandas e Albaluna, que abrem o festival. No sábado sobem ao palco Velha Gaiteira, Charanga e Dazkarieh. No domingo, Os Uxu Kalhus e Velha Gaiteira fecham o festival.

Mostras medievais, oficinas do velho ofícios, mascarados, oficinas de música, mascarados e um curral de animais com as espécies mais emblemáticas da terra serão atrativos para miúdos e graúdos.

Os músicos itinerantes da região - como os Roleses, Lua Nova, Us Do Copo, Moinhos de Vento, Lhenga Lenga, Pauliteiros e Pauliteiras - animam o recinto ao longo dos três dias do festival.

"A autarquia tem que dar um novo impulso à cultura local e regional e assim apostou num festival que tem origem na cultura da região transmontana. O festival vai decorrer numa das zonas mais despovoadas da vila, a zona histórica, para assim chamar gente para conhecer os usos e costume e o importante património arquitetónico ali edificado e que vai desde os alvores da nacionalidade até aos nossos dias", acrescentou o autarca.

Os responsáveis autárquicos assinalam que um festival desta natureza "poderá ajudar ao fomento da economia local", já que haverá espaço para "a promoção dos produtos endógenos" e, ao mesmo tempo, dar "a conhecer as belezas naturais arquitetónicas de um concelho com história e tradição".

Segundo Francisco Guimarães o projeto está orçado em cerca de 60 mil euros.

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.