Novos ministros “não se embaraçam com exigências da transparência”, garante António Costa

Lusa
| Política
Porto Canal

O chefe do executivo, António Costa, falou em declarações à comunicação social após terem sido divulgados os nomes de dois novos ministros do Governo.

Numa nota na página oficial da Presidência da República, os atuais secretários de Estados João Galamba e Marina Gonçalves, foram propostas esta segunda-feira respetivamente para as funções de ministro das Infraestruturas e de ministra da Habitação.

António Costa começou por realçar que a importância da “estabilidade das políticas”. “É graças a essa estabilidade que temos conseguido manter uma trajetória de crescimentos”.

Relativamente às novas caras do Governo, António Costa garantiu que os novos ministros “são duas pessoas com experiência governativa” e “não se embaraçam com exigências da transparência”.

João Galamba e Marina Gonçalves “dão garantias de estabilidade”, frisou António Costa.

Questionado se João Galamba era a pessoa correta para assumir este novo cargo e lidar com temas como a TAP e o novo aeroporto, Costa deixou claro que o recém-nomeado para assumir a pasta das Infraestruturas “revelou qualidades executivas”. “Galamba foi um excelente secretário de Estado”, disse António Costa.

A ministra que tem, agora, a cargo a pasta da habitação “terá condições acrescidas para assegurar” esta função. “Marina Gonçalves imprimiu uma boa dinâmica à política de habitação”, acrescentou António Costa.

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.