Jovens arquitectos aprendem técnicas de construção tradicionais transmontanas em Vimioso

| País
Porto Canal / Agências

Vimioso, 11 jul (lusa) - Mais de uma dezena de jovens arquitetos e estudantes de arquitetura de diversos pontos do país participam até domingo no Encontro de Arquitetura Tradicional e Sustentabilidade que decorre em Uva, concelho de Vimioso.

A iniciativa é promovida pela Palombar - Associação de Conservação da Natureza e Património Rural com sede na aldeia nordestina.

"O objetivo é o de criar um momento de partilha e reflexão relacionados com a arquitetura tradicional, com as eco construções e com arquitetura ecológica, mas num contexto onde este tipo de construção é feita ao longo dos séculos", explicou à Lusa, Teresa Nóvoa, uma das promotoras do encontro.

Numa época marcada pela "crise e também por uma crescente consciência ambiental", a eco- ou bioconstrução "tem tido uma projeção cada vez maior".

"Ainda que os seus princípios fundamentais possam parecer novidade face às práticas que se tornaram mais comuns durante as últimas décadas, a verdade é que grande parte deles está presente em exemplares de arquitetura tradicional um pouco por todo o mundo", acrescentaram alguns dos participantes.

Assim, compreender esse conhecimento que, em muitos casos, foi construído ao longo de séculos, "vem reforçar a importância e o potencial de técnicas de construção tradicionais sustentáveis ainda utlizadas na região transmontana".

Outra das ideias passa por trazer as pessoas da cidade para interior para terem um contacto direto com técnicas de construção ancestrais, conhecera o património cultural e partilhar experiências.

Os participantes meteram literalmente as mãos na terra e deram aso a imaginação e engenho de forma a aplicar as técnicas aprendidas de forma serem aplicadas em diversas construções e em vários pontos do país.

"Tenho interesses por este tipo de construção e pela junção de técnicas mais encentrais com as mais modernas, e no fundo, quero perceber aquilo que está ser feitos em outros países já que há convidados que nos vêm trazer outras experiências e vou colocar as mãos na terra", disse Gustavo Briz, um arquiteto vindo de Lisboa.

Às ancestrais técnicas ecológicas tradicionais trasmontanas vão juntar-se outras formas de trabalhar os materiais ecológicos em regiões como Africa ou em países europeus.

FYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.