Docentes de Coimbra exigem debate no parlamento sobre financiamento de colégios

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 11 jul (Lusa) -- O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) vai entregar na Assembleia da República (AR) cerca de 4.700 assinaturas no âmbito de uma petição para que o financiamento de colégios particulares seja debatido no parlamento.

Promovida pela Federação Nacional de Professores (FENPROF), a petição "pretende levar a cabo um debate em sessão plenária [da AR] sobre o financiamento do Governo a colégios particulares em zonas onde a oferta pública existe e é de qualidade", refere o SPRC, numa nota hoje divulgada.

As 4.768 assinaturas, que vão ser entregues à presidente da Assembleia da República, na terça-feira, às 17:00, pelo secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, e pela coordenadora distrital de Coimbra do SPRC, Lurdes Santos, foram "recolhidas no distrito de Coimbra", salienta a mesma nota, referindo que estas se juntam às subscrições recolhidas nos distritos de Viseu, Leiria e Castelo Branco e já entregues na AR.

A entrega à presidente da AR, Assunção Esteves, das assinaturas angariadas no distrito de Coimbra será feita "conjuntamente com uma delegação do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), que fará, também, a entrega da petição recolhida no distrito de Faro".

Em Coimbra, "o cerco feito às escolas públicas através de acordos dos governos com os estabelecimentos do ensino particular e cooperativo (EPC), duplicando despesa, mas favorecendo, claramente, os donos dos colégios, sejam eles individuais ou coletivos, tem de terminar", sustenta a petição subscrita neste distrito.

Os signatários do documento exigem, assim, que "a distribuição de alunos por turmas no EPC só possa ocorrer quando as escolas públicas já não possam receber mais alunos e que deve ser aberta investigação sobre a forma como foram utilizadas largas dezenas de milhões de euros em 12 anos no distrito de Coimbra, no apoio, em muitos casos injustificado, ao EPC".

Os subscritores da petição -- subordinada ao título "Moralizar a utilização de dinheiros públicos. Pôr fim aos privilégios do ensino privado. Em defesa da Escola Pública" -- sustentam, por outro lado, que "muitas dificuldades sentidas nas escolas públicas decorrem da inexistência de recursos humanos que permitam constituir verdadeiras equipas multidisciplinares (pessoal docente e não docente)".

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.