Autárquicas:"Grupo de Cidadãos Eleitores" propõe Vieira Machado à Câmara de Gaia

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 20 mai (Lusa) -- O Movimento dos Cidadãos por Gaia aprovou a candidatura do seu dirigente, Manuel Vieira Machado, à presidência da autarquia local, por considerar que o concelho precisa de "uma alternativa verdadeiramente proveniente da cidadania".

A candidatura do "Grupo de Cidadãos Eleitores", liderada pelo economista Manuel Vieira Machado, de 64 anos, foi aprovada sábado em assembleia-geral extraordinária do Movimento dos Cidadãos por Gaia.

"Decidimos avançar por entendermos que as candidaturas que estão no terreno, quatro de partidos e uma de José Guilherme Aguiar, que no nosso entender não é verdadeiramente independente, não representam uma verdadeira alternativa", disse o candidato.

Em declarações à Lusa, Vieira Machado considerou que "os cidadãos de Vila Nova de Gaia precisam de uma alternativa verdadeiramente proveniente da cidadania", na qual considera enquadrar-se "pelo trabalho que temos feito nos últimos quase dois anos e meio".

"Vamos apresentar também uma lista à Assembleia Municipal, que deverá ser liderada por uma mulher", disse, escusando-se a adiantar os nomes que compõem as listas à Câmara e à Assembleia Municipal.

Segundo Vieira Machado, "não há nomes sonantes, mas há algo que a diferencia, ou seja, todos os elementos são residentes e eleitores em Vila Nova de Gaia".

"Até porque -- acrescentou - não faz muito sentido que, ao recolheremos as quatro mil assinaturas para propor os candidatos, tenhamos de ter a garantia de que os subscritores são eleitores de Gaia, quando hipoteticamente poderíamos estar a propor 15 nomes de fora do concelho".

A recolha das assinaturas necessárias para formalizar a candidatura do "Grupo de Cidadãos Eleitores" de Vila Nova de Gaia vai iniciar-se no próximo sábado.

Os outros candidatos à presidência da Câmara de Gaia são o deputado Carlos Abreu Amorim, pelo PSD, Eduardo Vítor, pelo PS, Jorge Sarabando, CDU, e Eduardo Pereira, do Bloco de Esquerda.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.