Atribuição de apoio de 125 euros marcada por queixas e erros no Portal das Finanças

Atribuição de apoio de 125 euros marcada por queixas e erros no Portal das Finanças
| País
Porto Canal

As redes sociais têm, esta quinta-feira, sido inundadas pelo relato de situações de irregularidades com os dados pessoais presentes no portal das Finanças.

O anúncio da atribuição do apoio extraordinário foi acompanhado pela recomendação do Governo para que cada contribuinte atualizasse a sua informação bancária, no Portal das Finanças ou na Segurança Social.

Nas redes sociais têm, no entanto, proliferado comentários de erros na atualização dos IBAN no site da Autoridade Tributária e Aduaneira, com vários contribuintes a descreverem casos de contas bancárias antigas a serem associadas a este apoio.

O Porto Canal teve acesso a testemunhos de cidadãos que descrevem o aparecimento no Portal das Finanças de contas bancárias fechadas há mais de dez anos, contas essas que não correspondem às últimas declarações de rendimentos efetuadas e cuja associação, ao fim de tantos anos, apanhou de surpresa os visados.

No seguimento do contacto com um assistente de atendimento de um balcão virtual das Finanças, foi confirmado ao Porto Canal a existência de vários pedidos de esclarecimento ao longo da manhã desta quinta-feira. Foi também referido que esta situação não se encontra prevista na “guide-line” a que os funcionários tiveram acesso no procedimento de atribuição do apoio extraordinário, aconselhando todas as pessoas visadas por este erro a atualizarem a sua informação bancária. É expectável que no espaço de seis meses todas as irregularidades sejam respondidas, avançou o mesmo assistente.

O pagamento do apoio extraordinário aos rendimentos será pago pela AT a um ritmo de 500 mil por dia a partir desta quinta-feira, totalizando cerca de cinco milhões de beneficiários.

São 125 euros para cada cidadão com rendimento mensal médio inferior a 2.700 euros, abrangendo também quem recebe apoios da Segurança Social e cidadãos inscritos no Centro de Emprego. As famílias recebem ainda 50 euros por cada filho que não trabalhe e com idade igual ou inferior a 24 anos.

O registo, consulta ou atualização do IBAN no Portal das Finanças pode ser feito aqui.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.