"Não há nenhuma cambalhota". Pedro Nuno Santos afirma que privatização da TAP ainda "não se iniciou"

"Não há nenhuma cambalhota". Pedro Nuno Santos afirma que privatização da TAP ainda "não se iniciou"
| País
Porto Canal / Agências

O ministro das Infraestruturas e Habitação está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento.

Pedro Nuno Santos disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que a forma de garantir a viabilidade da companhia aérea é se a mesma for integrada num "grande grupo de aviação".

"Não se iniciou nenhum processo de privatização, neste momento, e portanto não tenho nada para dizer sobre um processo que não se iniciou. A única coisa que foi sempre assumida, foi a de que entendíamos que a TAP é uma companhia aérea que num setor altamente globalizado e consolidado não deve ficar sozinha, a melhor forma de garantir a viabilidade a médio e longo prazo é estar integrada num grande grupo de aviação", afirmou o Ministro, que esta quarta-feira é ouvido na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

O governante diz que não há nenhuma mudança de posição e que o Executivo está a ser coerente, acusando o PSD de distorcer a verdade e não assumir uma posição sobre o que faria à TAP, já que "Ao contrário do que o maior partido da oposição tem tentado transmitir, não há nenhuma cambalhota, há uma coerência ao longo do tempo".

A privatização feita em 2015 realizada pelo Governo do PSD/CDS é alvo de críticas do ministro, declarando que a administração da TAP suspeitou, em determinada altura, que a empresa estaria a pagar mais pelos aviões novos do que os concorrentes.

Uma intervenção do Chega levou Pedro Nuno Santos a defender que "atrasos atribuídos à TAP são culpa do aeroporto congestionado", realçando, desta vez dirigindo-se ao deputado da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, que sem a TAP não haveria hub no aeroporto de Lisboa e o valor da TAP é esse hub.

Já a deputada do PCP, Paula Santos, afirmou que  “A privatização ainda não começou, nem deve começar”, alegando que “Está demonstrado que a privatização não é solução. Precisamos da TAP por uma questão de soberania.”

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.