A ponte da polémica. O retrato da obra que ainda não saiu do papel

A ponte da polémica. O retrato da obra que ainda não saiu do papel
| Norte
Porto Canal

A construção de uma nova ponte para o metro na zona da Arrábida causou muita polémica, com instituições e moradores a contestar a obra.

Com o rio Douro de fundo foi lançado o concurso público para a construção de uma nova ponte exclusivamente para metro, bicicletas e peões que vai ligar o Porto a Gaia.

Uma cerimónia, que aconteceu em março do ano passado, e onde estiveram presentes o primeiro-ministro António Costa, o antigo Ministro do Ambiente Matos Fernandes, assim como, os autarcas do Porto e de Gaia.

Uma decisão que, desde o início, não foi vista com bons olhos pela Faculdade de Arquitetura e de Letras, assim como, os moradores.

Tudo começou depois dos três projetos finalistas do concurso publico terem sido apresentados, com a Universidade a considerar que estavam em causa "questões de defesa da paisagem e património”.

Os moradores do Bairro de Massarelos diziam temer pela segurança e qualidade de vida, já que, alguns blocos de apartamentos estão sob o tabuleiro da ponte.

Na altura, também a filha de Agustina Bessa Luís contestou o projeto, isto porque, a ponte prevista para 2025 passa em cima da casa da escritora.

Protestos que, em fevereiro do ano passado, levaram o Presidente da Metro Tiago Braga e o então Ministro do Ambiente Matos Fernandes a reagirem no Porto Canal.

Um projeto que, ainda não saiu do papel, mas tem feito correr muita tinta.

Mais recentemente, há cerca de um mês, Rui Moreira demarcou-se do projeto previsto da nova ponte.

Esta quinta-feira foi conhecido o estudo de impacto ambiental da linha Rubi, que abrange a nova ponte, e que, concluiu que a construção terá impacto negativo na paisagem.

Conclusões que diz Rui Moreira, vieram confirmar a preocupação e opinião do autarca da Câmara do Porto.

Já o Presidente da Metro do Porto diz não estar surpreendido com a conclusão do estudo.

 

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.