Tribunal dos Direitos Humanos iliba justiça portuguesa no caso Maddie McCann

Tribunal dos Direitos Humanos iliba justiça portuguesa no caso Maddie McCann
| País
Porto Canal / Agências

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos declarou esta terça-feira que a justiça portuguesa agiu da forma mais correcta ao ilibar o ex-inspector da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral de ter prejudicado os pais de Maddie McCann com o livro que escreveu sobre o desaparecimento da criança.

O agente, Gonçalo Amaral, que trabalhou na investigação do desaparecimento de Madeleine, sugeriu, no livro que escreveu intitulado de 'Maddie: Basta de Mentiras!', que os pais da jovem tinham estado envolvidos.

Gerry McCann e Kate Healy processaram Amaral por difamação e, em 2015, o tribunal português decidiu a seu favor, decidindo que o ex agente tinha que lhes pagasse uma indemnização. Para Kate e Gerry McCann, as palavras do líder da investigação ao desaparecimento da filha, então com três anos de idade, representaram uma violação do seu direito ao respeito pela vida privada e o direito à presunção de inocência.

Simultaneamente, apontaram às instâncias portuguesas uma alegada falta de equilíbrio entre os diferentes interesses em jogo, nomeadamente entre o seu direito à reserva da vida privada e o direito das partes opostas à liberdade de expressão.

Porém, dois anos mais tarde, a decisão foi anulada pelo Tribunal Constitucional.

Insatisfeitos com a decisão, os pais da jovem recorreram perante o tribunal europeu, argumentando que o seu direito a um julgamento justo, direito à vida familiar privada e liberdade de expressão não tinha sido defendido por Portugal.

A CEDH decidiu que o sistema judicial português não tinha falhado no seu dever de proteger os direitos dos McCanns e que os seus argumentos relativos à presunção de inocência eram infundados. 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.