Miguel Alves deixa a Câmara de Caminha e segue para o Governo

Miguel Alves deixa a Câmara de Caminha e segue para o Governo
| País
Porto Canal

Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha e da Federação Socialista de Viana do Castelo, é o novo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro. A autarquia passa assim para as mãos de Rui Lages, até agora vice-presidente do município. 

António Costa dá assim um passo atrás e reconhece que precisa de um braço direito na coordenação política. O cargo de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro pertenceu, no passado, a Mariana Vieira da Silva e a Tiago Antunes.

A nomeação de Miguel Alves foi confirmada, esta quinta-feira, através de uma nota no site da Presidência da República. O texto adianta que Marcelo Rebelo de Sousa "aceitou a proposta do primeiro-ministro de noemação de três novos secretários de Estado". 

A tomada de posse dos novos membros do Governo realiza-se esta sexta-feira, pelas 19h30, no Palácio de Belém.

Miguel Alves, natural de Lisboa e licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é um dos dirigentes socialistas mais próximos do executivo. É presidente da Câmara Municipal de Caminha desde 2013. Este era, por isso, o seu terceiro e último mandato.

A relação de proximidade com António Costa não vem de agora. Miguel Alves foi, entre 2007 e 2009, adjunto da Câmara Municipal de Lisboa, liderada na altura pelo agora primeiro-ministro. Foi também, entre 2006 e 2007, adjunto de Costa quando este era ministro de Estado e da Administração Interna. 

Além de autarca da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves é atualmente presidente do Conselho Regional do Norte e presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Viana do Castelo. 

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.