Autor da escultura "Portugal na Forca" conhece hoje a sentença

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 07 jul (Lusa) -- O autor da escultura "Portugal na Forca", exposta em Faro em julho de 2012, conhece hoje a sentença num processo em que foi acusado do crime público de ultraje contra símbolos nacionais.

O artista Élsio Menau, na ocasião aluno da Universidade do Algarve, produziu uma peça composta por um poste em forma de forca onde foi pendurada por uma corda a bandeira nacional.

A instalação artística num terreno da cidade de Faro foi retirada pela GNR após dois dias de exposição, tendo o seu autor sido chamado para ser identificado na Polícia Judiciária.

À Lusa, Élsio Menau disse que o seu trabalho foi mal interpretado e assegurou que nunca pretendeu que o mesmo fosse ofensivo.

"Fiz um trabalho para mostrar que estava indignado com a situação do país", observou.

Na audiência que decorreu a 23 de junho, foram ouvidos os testemunhos de dois colegas de curso e de um professor da Universidade do Algarve, tendo o Ministério Público entendido pedir a absolvição de Élsio Menau.

A defesa tentou demonstrar que o trabalho em causa fez parte de um exercício universitário relacionado com arte e design e que nunca houve intenção de ofender os símbolos nacionais, pedindo igualmente a absolvição do artista algarvio.

SCYS // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).