Porto, Gaia e Gondomar: Municípios alinhados para nova via alternativa à VCI

| Norte
Porto Canal

Os municípios do Porto, de Gaia e de Gondomar querem avançar com a construção de uma via de ligação intermédia, entre a VCI e a A41 (CREP - Circular Regional Exterior do Porto). A medida pretende aliviar o constante tráfego existente na VCI, que não é resolvido pela CREP, que continua com portagens.

Dos três milhões e meio de viagens que se fazem todos os dias na Área Metropolitana do Porto (AMP), mais de dois milhões são feitas de carro. Os acessos à cidade do Porto, especialmente em hora de ponta, ficam bloqueados, com grande impacto na VCI, A44, A4, A3, A28 e nas pontes que ligam Porto e Gaia.

Agora surge uma janela de oportunidade e uma boa notícia para milhares de condutores: uma via alternativa à VCI.

A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara do Porto, na reunião de Executivo desta segunda-feira. Rui Moreira explicou que se reuniu com os homólogos de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e de Gondomar, Marco Martins, para abordar a questão do caos na VCI e que, nesse âmbito, surgiu a possibilidade de ser construída uma nova via.

“Não sei como é que vamos continuar a conviver com a VCI com o trânsito que ela tem”, realçou Rui Moreira.

O investimento estimado é superior a 100 milhões de euros, e para ser realizado em 3 anos, e os autarcas esperam convencer o Governo a comparticipar uma estrada que poderia ser fundamental para a mobilidade da Área Metropolitana do Porto.
A nova solução seria entre Avintes, a A4 e Leixões.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.