Ministro do Ambiente assegura abastecimento de água para consumo e combate a fogos

| País
Porto Canal / Agências

O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse hoje que está assegurado o abastecimento de água para consumo humano e combate aos incêndios florestais, apesar da situação de seca no país e das condições meteorológicas muito adversas.

"Independentemente de estarmos na situação de seca e de estarmos nesta situação em concreto de condições climatéricas muito adversas, o país está neste momento a gerir de forma muito profissional e organizada aquilo que são os recursos de água disponíveis e, portanto, não existe nenhuma necessidade do ponto de vista daquilo que é o abastecimento para consumo humano", afirmou Duarte Cordeiro.

O governante falava aos jornalistas após ter participado, juntamente com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

Duarte Cordeiro precisou que as situações excecionais, nomeadamente em territórios do país que estão isolados, "estão a ser proporcionadas soluções para que a população não tenha falta de água".

O ministro salientou também que "globalmente não haverá dificuldades" no acesso a água para o combate aos fogos, admitindo no entanto que "poderá haver circunstancialmente problemas".

Duarte Cordeiro considerou que "é mais difícil todo este processo" de risco elevado de incêndio florestal devido a este ano ser "particularmente seco" e todo o território estar em situação de seca severa ou seca extrema.

O Governo vai declarar a situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco elevado de incêndio florestal para os próximos dias.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.