Classificação como monumento de interesse público para igreja em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 jun (Lusa) - A Igreja de Santo Isidoro, no concelho de Viseu, foi hoje classificada pelo Governo como monumento de interesse público, tendo ainda sido fixada a sua envolvência como zona especial de proteção.

De acordo com a portaria publicada hoje em Diário da República, a Igreja de Santo Isidoro, situada em Cavernães, foi classificada tendo em conta critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso; seu valor estético, técnico e material intrínseco; e a sua conceção arquitetónica.

Já a fixação da zona especial de proteção teve em consideração a implantação do imóvel na malha urbana envolvente e no ambiente rural em que se integra, bem como a topografia local e a proximidade do cemitério.

A Igreja Paroquial de Cavernães resulta de uma campanha de renovação que ampliou, ao longo do século XVIII, um primitivo templo quinhentista, do qual se conservam alguns elementos, nomeadamente duas pinturas de grande qualidade, hoje integradas num retábulo setecentista.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, congratulou-se com a classificação, apontando que o dia de hoje é um dia feliz para o património de Viseu.

"As classificações da Igreja de Santo Isidoro, em Cavernães, e da Capela da Senhora da Saúde, em Repeses, como monumentos de interesse público, são um justo reconhecimento público da monumentalidade religiosa do concelho. Esta monumentalidade e os seus testemunhos históricos não podem mais ser desvalorizados e ignorados", sublinhou.

Para Almeida Henriques, estas classificações são um trunfo importante para a proteção destes monumentos e para o desenvolvimento local das freguesias de Cavernães e União de Freguesias de Repeses e São Salvador.

"Este reconhecimento é também um encorajamento para que o Município trabalhe pelo reconhecimento público nacional em relação a outros monumentos do concelho, em que há um claro défice. Esta é uma aposta de que não podemos abrir mão", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.