Milhares de pessoas participam em marcha do orgulho gay na capital do México

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cidade do México, 30 jun (Lusa) -- Cerca de 30 mil pessoas marcharam, este sábado, pelo centro da capital mexicana num ambiente festivo para assinalar o Dia do Orgulho Day, esperando que volte a ser uma forma de protesto, indicaram os organizadores do evento.

De acordo com Alonso Hernández, um deles, no desfile deste ano acabaram-se com as manifestações em que primava o festivo para se voltar a reivindicar o orgulho e a luta. "Fizemos uma aliança com as associações para que esta marcha volte a ser uma zona de protesto dos cidadãos. Sem deixar para trás o lúdico, sem deixar para trás o festivo, mas sem esquecer a essência do 'orgulho' e a 'luta'", apontou, em declarações à agência Efe.

A XXXV Marcha do Orgulho Gay contou com 20 carros alegóricos, três autocarros turísticos, 15 'charretes' e 17 plataformas sob o lema "Marchamos para protestar".

As Marchas do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) acontecem todos os anos em diversas cidades do mundo para lembrar o dia 28 de junho de 1969, data em que, na cidade de Nova Iorque (EUA), homossexuais e transexuais resistiram coletivamente às habituais rusgas policiais.

DM (GC) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.