Goleada com Alemanha e problemas físicos marcam presença portuguesa no Mundial

Goleada com Alemanha e problemas físicos marcam presença portuguesa no Mundial
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

O pesadelo na estreia contra a Alemanha e os inúmeros problemas físicos que afetaram a equipa marcaram a prestação portuguesa no Mundial2014, no Brasil, onde Portugal foi eliminado na primeira fase pela terceira vez.

Portugal entrava para o Mundial2014 como a quarta seleção do "ranking" e todos os elementos da equipa apontavam os oitavos de final como objetivo mínimo alcançável no Brasil. Alguns deixaram perceber a ambição de ir mais longe.

Contudo, a goleada de 4-0 sofrida perante a Alemanha na estreia acabou por abalar a confiança da equipa e deixar patentes algumas carências da equipa, nomeadamente um Cristiano Ronaldo sem capacidade de explosão e de fazer a diferença.

A derrota com a Alemanha deixou marcas psicológicas na seleção portuguesa, como foi assumido por vários jogadores, mas também marcas físicas, com as lesões de Fábio Coentrão, que regressou quase de imediato a Lisboa, Hugo Almeida e Rui Patrício, afastados até ao final da fase de grupos.

A exibição fraca, com muitos erros individuais e coletivos, colocava pontos de interrogação em relação à continuidade da equipa em prova, em especial porque o primeiro critério de desempate era a diferença de golos.

Depois do calor de Salvador, onde Portugal jogou frente aos germânicos, vinha a quente e húmida Manaus, num jogo para o qual Portugal partia com quatro ausências, uma vez que Pepe tinha sido expulso frente à Alemanha.

A Alemanha e o Gana tinham empatado na véspera, pelo que Portugal passava a depender de si próprio para atingir a ronda seguinte, necessitando de triunfar nas duas últimas partidas, e até começou bem contra os Estados Unidos, com um golo de Nani logo a abrir.

Mas a equipa pareceu não se ter adaptado bem ao clima extremo de Manaus e não conseguiu suster o forte meio-campo norte-americano, abrindo uma imensa autoestrada para o lado direito do ataque norte-americano, por não ter conseguido arranjar uma solução para equilibrar a equipa tendo em conta que Ronaldo não descia.

Os Estados Unidos, que precisavam de um triunfo para se qualificar, estiveram muito perto de o conseguir, graças aos golos de Jermaine Jones e Clint Dempsey, valendo a Portugal um tento de Varela no último segundo, após cruzamento de Ronaldo.

Além do empate, que deixava Portugal a precisar de golear o Gana na última ronda e esperar que não houvesse uma igualdade na partida entre os Estados Unidos e a Alemanha, a equipa das "quinas" teve mais duas baixas, Hélder Postiga e André Almeida, que, apesar de terem problemas menos graves, acabaram por falhar o jogo com o Gana.

Em Brasília, na quinta-feira, Portugal fez a sua melhor exibição no Mundial2014, mas o triunfo por 2-1 foi insuficiente, acabando por ficar a três golos da qualificação, uma vez que a Alemanha, contrariando insinuações de arranjos com os Estados Unidos, já que o empate qualificava ambos, venceu por 1-0.

Também Ronaldo teve a sua melhor prestação frente ao Gana, mas o golo marcado e que deu o triunfo, numa recarga, não disfarçou um capitão que não estava a cem por cento fisicamente, sem capacidade de dar os seus habituais picos de velocidade e sem a mesma confiança na hora de atirar à baliza, como se viu em algumas oportunidades desperdiçadas.

Portugal, que ainda teve mais uma lesão no último encontro, a do guarda-redes Beto, acabou a fase de grupos com quatro pontos, os mesmos dos Estados Unidos e a três da Alemanha.

Todo o estágio da seleção portuguesa foi pautado por problemas físicos, com a lesão de Cristiano Ronaldo a marcar praticamente todas as conferências, e o selecionador Paulo Bento chegou ao último encontro com apenas 18 jogadores disponíveis.

Pepe, Raul Meireles, João Moutinho, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão, Hugo Almeida, Rui Patrício, Hélder Postiga, André Almeida, Bruno Alves, Beto, todos eles em alguma altura, desde o início do estágio até à despedida, apresentaram problemas físicos.

A escolha de Campinas para "quartel-general" acabou por ser bastante questionada, devido ao clima muito diferente do que Portugal encontrou, em especial em Salvador e Manaus, embora todos os jogadores e responsáveis tenham dito que esse facto não afetou a prestação lusa.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.