PSD-Madeira já sabia que partido discordava de proposta de revisão constitucional

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) -- O deputado social-democrata para a Madeira Guilherme Silva admitiu hoje que já sabia que o PSD nacional discordava da proposta de revisão constitucional apresentada e elogiou não ter sido imposta qualquer medida impeditiva ao projeto do PSD-M.

"O importante é que [o PSD nacional] não tomou - nem era razoável tomar - qualquer posição impeditiva do exercício deste direito de apresentação de um projeto próprio pelos deputados da Madeira", sublinhou Guilherme Silva, em declarações à agência Lusa.

O deputado da Madeira referia-se a declarações hoje do vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD e deputado José de Matos Correia, que afirmou que a proposta entregue na quarta-feira pelos deputados da Madeira não foi concertada com a direção nacional do partido.

Embora refira considerar a iniciativa como "um ato normal" e "um exercício de um direito", José de Matos Correia admitiu hoje discordar de parte das propostas, a começar pela extinção do Tribunal Constitucional e pelas "matérias de autonomia regional".

De acordo com Matos Correia, a apresentação da proposta por deputados da Madeira deve-se precisamente ao facto de estes não obterem acordo do PSD nacional.

"Se nós apresentamos um projeto próprio é porque sabemos que não há uma coincidência total das propostas e opções com a do PSD nacional. Se fosse uma coincidência total, naturalmente subscreveríamos simplesmente o projeto do PSD nacional e tudo estava resolvido", vincou.

Por seu turno, Guilherme Silva também criticou as acusações feitas pelo PS, cujo secretário-geral, António José Seguro, afirmou que a proposta apresentada pelos deputados madeirenses implica uma extinção da Constituição e a adoção de um poder absoluto.

"Não é razoável que o líder do PS deturpe a nossa proposta e faça equivaler a nossa proposta de extinção do Tribunal Constitucional a uma eliminação da fiscalização da constitucionalidade", afirmou o deputado madeirense, acrescentando que as competências do TC devem "passar para uma secção própria do Supremo Tribunal de Justiça com juízes de carreira e não com juízes políticos a avaliarem a constitucionalidade".

PMC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.