CDS-PP não acompanha iniciativa centrista da Madeira para rever Constituição

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) -- O CDS-PP anunciou hoje que não vai apresentar qualquer projeto no âmbito da iniciativa dos deputados populares e sociais-democratas da Madeira, que querem a revisão da Constituição da República.

Numa curta mensagem enviada à agência Lusa, fonte do grupo parlamentar do CDS-PP avançou que o partido da coligação governamental "não apresentará qualquer projeto no âmbito da iniciativa dos deputados do PSD e do CDS-PP da Madeira"

O PSD nacional também já reagiu à intenção da estrutura social-democrata madeirense, demarcando-se da proposta de revisão da Constituição da República apresentada, por discordar do seu conteúdo e do momento escolhido para a abertura do processo de revisão constitucional.

O deputado do CDS-PP eleito pela Madeira na Assembleia da República, Rui Barreto, anunciou quarta-feira que vai apresentar até o final a próxima semana um "projeto arrojado" de revisão constitucional, em declarações à agência Lusa.

"Irei apresentar até final da próxima semana um projeto de revisão arrojado da Constituição para Portugal", afirmou.

Rui Barreto acrescentou que o texto deste projeto está ainda a ser ultimado, adiantando que "versará sobre o aprofundamento da democracia e o reforço das autonomias regionais, através dos Estatutos Político-Administrativos e dos parlamentos insulares".

Também na quarta-feira, os deputados do PSD eleitos pela Madeira entregaram uma proposta de revisão constitucional que prevê a extinção do Tribunal Constitucional e a criação de uma secção constitucional no Supremo Tribunal de Justiça.

A proposta, apresentada pelo deputado do PSD Guilherme Silva, contempla também uma alteração do âmbito do referendo nacional, "que passa a admitir o referendo constitucional" e a possibilidade de submeter a apreciação popular alterações à Lei Fundamental.

RCP(ACL/SF/AMB) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".