Câmara de Póvoa de Lanhoso não aceita proposta de reordenamento escolar

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Lanhoso, 25 jun (Lusa) - A Câmara de Póvoa de Lanhoso (PSD) garantiu hoje que não aceita a proposta governamental de reordenamento da rede escolar concelhia, que prevê o encerramento de quatro escolas do 1.º ciclo, incluindo uma com 30 alunos.

"Este reordenamento não serve ninguém e naturalmente que as populações não aceitarão, bem como a autarquia que os representa", refere o município, num ofício enviado ao delegado regional do norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

No documento, a que a Lusa teve acesso, a Câmara de Póvoa de Lanhoso manifesta "profunda discordância" com o reordenamento proposto e reitera o pedido de realização de uma reunião, "de forma a ser encontrada uma solução que reponha justiça" no processo.

O Ministério da Educação divulgou esta semana que no concelho de Póvoa de Lanhoso vão fechar, já este ano letivo, as escolas do 1º ciclo de Rendufinho, Arrifana (Fontarcada), Serzedelo e Oliveira.

"Não nos revemos num reordenamento sem critérios, incoerente, que encerra escolas com menos de 21 alunos mas deixa abertas escolas nas mesmas condições e no mesmo agrupamento. Mais grave ainda é propor o encerramento de uma escola com 30 alunos, como é o caso da escola da freguesia de Rendufinho", reagiu hoje a Câmara.

Para o executivo liderado por Manuel Batista, "o fecho cego de escolas, sem critérios objetivos, prejudica gravemente um processo de reordenamento que deve envolver numa solução consensual a autarquia, os agentes educativos e a população".

Tanto mais que, acrescenta, "qualquer encerramento provoca alarme", pois contribui "para a diminuição do enraizamento social dos habitantes das freguesias que veem a sua escola encerrada",

"A proposta apresentada não teve como premissas estas condições nem prevê estas preocupações e, por esse motivo, não pode merecer outra postura que não a de protesto. Não nos revemos num reordenamento sem critérios, incoerente", sublinha.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.