Paulo Lemos garante que obras na praia de Ofir ficam concluídas na sexta-feira

Paulo Lemos garante que obras na praia de Ofir ficam concluídas na sexta-feira
| Norte
Porto Canal

O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, assegurou hoje que as primeiras obras na praia de Ofir, em Esposende, para criar condições mínimas para a época balnear estarão concluídas na sexta-feira.

"A informação que eu tenho é que as obras em Ofir acabam na sexta-feira", disse Paulo Lemos, em Caminha, onde visitou as intervenções na praia de Moledo e em Vila Praia de Âncora.

Fustigada pelo mau tempo do último inverno, a praia de Ofir, mesmo junto às três torres de apartamentos, ficou praticamente sem areal, além de o passadiço de acesso ter sido destruído.

As obras em curso passam pela criação de um acesso provisório e pela ripagem das areias, reconstituindo assim parte do areal que o mar engoliu.

Neste momento, e apesar de a época balnear ter começado a 15 de junho, a praia, entre o molhe sul e a torre mais a norte, está fechada para obras, com o areal preenchido por máquinas e camiões, uma situação que já motivou protestos de concessionários e veraneantes.

Para reforço do sistema dunar e proteção da linha de costa da praia, onde se situam as três torres de apartamentos, vão ser investidos 1,2 milhões de euros.

Segundo a sociedade Polis Litoral Norte, "a obra mais pesada será feita a partir de setembro", depois de terminada a época balnear.

No último inverno, aquelas três torres, com um total de cerca de 200 apartamentos, foram ameaçadas pelas marés vivas, já que a água ficou a escassos metros de distância.

A praia de Ofir foi contemplada com a bandeira azul da Europa, mas, para já, o mastro continua vazio, à espera que estejam reunidas as condições para hastear aquele galardão.

+ notícias: Norte

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

PS critica "brutal aumento" do número de funcionários na Câmara de Braga

A vereação socialista da Câmara de Braga criticou esta segunda-feira o “brutal aumento” do quadro de pessoal no município em 2024, apontando para uma subida de 380 funcionários em relação ao ano passado.