Ofensiva contra talibãs e Al-Qaida provoca êxodo em massa de civis no Paquistão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bannu, Paquistão, 18 jun (Lusa) -- Cerca de 30 mil civis fugiram hoje de uma zona tribal do noroeste do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão, na sequência da ofensiva das forças paquistanesas contra os rebeldes islamitas talibãs e a rede Al-Qaida.

O êxodo de civis, que deverá intensificar-se nos próximos dias, foi possível graças à flexibilização das regras do recolher obrigatório imposto há cerca de uma semana na região do Waziristan do Norte, onde as autoridades de Islamabad lançaram, no domingo, uma vasta operação militar contra os islamitas, que ocupam esta zona tribal desde 2001.

As autoridades anunciaram hoje o levantamento do recolher obrigatório em várias localidades da região do Waziristan do Norte "para permitir que os civis locais tenham acesso a lugares mais seguros", explicou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, um responsável local dos serviços de segurança.

"Perto de 30 mil pessoas chegaram hoje de manhã a Bannu", a principal cidade situada nos arredores da região tribal do Waziristan do Norte, afirmou Arshad Khan, diretor da Autoridade de gestão de sinistros das zonas tribais, também citado pela AFP.

Antes do início da ofensiva terrestre, que foi precedida de bombardeamentos aéreos, as autoridades já tinham registado cerca de 62 mil deslocados, um número que, segundo fontes locais, é inferior à realidade.

De acordo com Arshad Khan, o número atual de civis que saíram da região do Waziristan do Norte poderá rondar os 92 mil.

Durante três dias, os civis poderão deslocar-se dentro da região. Após este período, as autoridades irão restabelecer as restrições do recolher obrigatório e as tropas terrestres serão mobilizadas.

SCA // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.